Apoie o DCM

Temer atribui à sua gestão queda menor do PIB medido entre janeiro e março

Do Valor:

 

O presidente interino Michel Temer afirmou nesta quinta-feira que “o brevíssimo período” desde que assumiu a Presidência, em 12 de maio, “já produziu efeitos positivos” na economia brasileira, durante entrevista ao “SBT”.

Ele citou como efeito favorável de sua gestão a queda de 0,3% do PIB no primeiro trimestre deste ano, índice divulgado na quarta-feira, bem recebido porque o esperado era um recuo de 0,8%. No entanto, Temer assumiu o posto há apenas três semanas, depois do período analisado pelo IBGE no resultado do PIB, de janeiro a março deste ano.

De toda forma, o presidente interino vê “uma radiografia negativa do país”, com “um grande desafio na economia”, mas confia em sua “base parlamentar muito sólida” para aprovar as reformas necessárias.

Em entrevista ao SBT Brasil, ele afirmou que as 11 milhões de pessoas desempregadas são um problema para o país, mas disse que a aprovação da meta fiscal com um déficit de R$ 170,5 bilhões e a vitória na votação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) são um exemplo da solidez da base. “Conseguimos manter o Congresso trabalhando até 4h da manhã para ampliar a meta. Ontem produzimos um efeito extraordinário aprovando a DRU, que estava há mais de seis ou sete meses parada”, disse. “O Executivo e o Legislativo estão trabalhando duro.”