Apoie o DCM

Temer falou com Gilmar Mendes sobre habeas corpus para Cerveró, afirma Delcídio

Do Globo:

 

O senador Delcídio Amaral afirmou que o vice-presidente Michel Temer conversou com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes sobre julgamento de habeas corpus para o ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, na Operação Lava-Jato. A informação consta em gravação usada para fundamentar a prisão do senador, executada na manhã desta quarta-feira.

A conversa foi gravada por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, e tratava de uma ofensiva sobre ministros do STF para tentar garantir a liberdade do ex-diretor e, assim, evitar a delação premiada com citações ao parlamentar e ao dono do BTG Pactual, André Esteves.

Os ministros citados como alvos no STF foram Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fachin e Teori Zavascki. Este último é o relator dos inquéritos que investigam políticos citados na Lava-Jato. Partiu de Teori a ordem de prisão de Delcídio e de mais três envolvidos na trama flagrada na conversa – o dono do BTG Pactual, o advogado Edson Ribeiro e o chefe de gabinete do senador, Diogo Ferreira Rodrigues.

“Agora, agora, Edson e Bernardo, eu acho que nós temos que centrar fogo no STF. Eu conversei com Teori, conversei com o Toffoli, pedi pro Toffoli conversar com o Gilmar, o Michel conversou com o Gilmar também, porque o Michel tá muito preocupado com o Zelada, e eu vou conversar com o Gilmar também”, disse Delcídio na conversa gravada por Bernardo Cerveró neste mês.

Jorge Zelada é ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, sucedeu Cerveró no cargo e já foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) na Lava-Jato por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Ele está preso em Curitiba.

“O Gilmar ele oscila muito, uma hora ele tá bem, outra hora ele tá ruim”, continuou Delcídio no diálogo gravado pelo filho de Cerveró. O advogado Edson Ribeiro, que advoga para Cerveró e que se aliou a Delcídio para tentar a blindagem na delação, pergunta quem seria o melhor interlocutor com o ministro Gilmar Mendes, se o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ou o ex-senador José Sarney (PMDB-AP). “Eu acho que o Renan conversaria bem com ele”, responde Delcídio.