Apoie o DCM

Temer manda fazer “muro” de plantas no Palácio do Jaburu para esconder visitantes

 

Do blog de Matheus Leitão no G1:

Acossado pela denúncia de corrupção da PGR e pela possibilidade de deixar mais cedo o comando do país, Michel Temer tem se encastelado nos palácios de Brasília reservados ao presidente da República. E para evitar que a imprensa lance seus olhares sobre o entra e sai de visitantes do Palácio do Jaburu – residência oficial da Vice-Presidência –, o governo mandou instalar na última semana um corredor de plantas em uma das laterais da estrutura coberta que liga a área de desembarque de carros até a entrada principal do palácio.

Nas duas imagens acima, dos cinegrafistas Rafael Franzoni e Edson Cordeiro, da TV Globo, é possível comparar como era a visão da área de entrada do Jaburu sem o corredor de plantas e como ficou agora com o paredão de plantas. Já no vídeo abaixo é possível perceber como ficou difícil de identificar quem ingressa na residência oficia.

Após um bate e volta a São Paulo neste sábado (1º) para tratar com o criminalista Antônio Cláudio Mariz de Oliveira da estratégia para barrar a denúncia de corrupção passiva no Congresso Nacional, Temer voltou no mesmo dia para a capital federal. Neste domingo (2), ele não teve agenda oficial.

O “corredor verde” providenciado pelo governo encobriu boa parte da visão das lentes de fotógrafos e cinegrafistas que fazem plantão em frente ao Jaburu para monitorar quem entra na residência oficial. Agora, é possível apenas, de relance, olhar os visitantes no momento em que eles desembarcam dos veículos. Os passos que eles dão em direção ao palácio ficaram encobertos pelas plantas ornamentais.

Neste domingo, houve uma pequena movimentação na residência oficial, mas não foi possível identificar a identidade dos visitantes em razão do paredão verde. A assessoria do Planalto não informou quem eram as pessoas que foram ao Jaburu neste domingo.

Foi no mesmo Palácio do Jaburu que Temer recebeu em março, na calada da noite e sem registro na agenda oficial, o empresário Joesley Batista, um dos donos do frigorífico JBS.

(…)