Apoie o DCM

Temer pede conselhos a ex-ministro do STF Carlos Velloso

 

Do Globo:

O presidente Michel Temer se reuniu com o jurista Carlos Velloso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O encontrou ocorreu nesta quinta-feira, no Palácio do Jaburu, e teve a participação ainda do ministro da Justiça, Torquato Jardim. O ministro Velloso disse ao GLOBO que é amigo de Temer há décadas e que às vezes atua como conselheiro jurídico informal. O presidente ligou para o ex-ministro do STF na última quarta-feira, combinando o encontro desta quinta, que durou até o início da noite.

Velloso chegou ao Jaburu acompanhado por Torquato, que o pegou em casa. Ele caminhava com dificuldade, usando uma bengala devido à uma fratura no joelho.

Velloso disse que não poderia comentar os detalhes da conversa, mas afirmou que Temer está muito tranquilo.

— Sou amigo do Temer desde quando ele era apenas um professor de Direito Constitucional na PUC de São Paulo. Eu era reitor da PUC de Minas Gerais e ia a São Paulo cerca de uma vez por mês. Isso faz uns 40 anos, e, de vez em quando, ele me chama para dialogar sobre problemas jurídicos. Quer consultar a experiência de um velho advogado. Ele está muito tranquilo — disse Velloso.

O ex-presidente do STF, nas conversas com outros juristas, costuma reclamar do individualismo hoje no Supremo, com os ministros muitas vezes divergindo publicamente.

— O Supremo é uma instituição bicentenária, não se pode tirar essa grandeza — disse Velloso.

O Palácio do Planalto se prepara juridicamente para a denúncia a ser apresentada pelo procurador-geral da República contra Temer, com base na delação do empresário Joesley Batista. A avaliação entre o corpo de advogados é que o ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato na Corte, deveria levar suas decisões ao plenário.