Apoie o DCM

Teori homologa delação de Sérgio Machado

Do Valor:

 

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), homologou na noite desta terça-feira a delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

Com a homologação, a delação passa a ter valor jurídico. A partir daí, ela resultará em novos inquéritos abertos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) com autorização do STF.

O ValorPRO apurou que a delação contém novas revelações graves ainda não tornadas públicas. Uma das prováveis linhas de investigação, a partir da chancela dos depoimentos de Machado, é a tentativa de políticos ligados ao PMDB de estancar a Operação Lava-Jato.

A delação premiada de Machado inclui as gravações que derrubaram o ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB-RR). Nos áudios, divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo, Jucá aparece sugerindo um “pacto” para deter as investigações do esquema de corrupção da Petrobras.

Machado também entregou à PGR áudios de conversas que manteve com outros líderes do PMDB, entre eles o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e o ex-presidente da República José Sarney.