Apoie o DCM

Texto-base da reforma trabalhista é aprovado em comissão da Câmara e vai a plenário

Do Estadão:

O plenário da comissão especial da Câmara aprovou nesta terça-feira, 25, o texto-base do projeto da reforma trabalhista. Foram 27 votos a favor e 10 contra. O PSB não registrou nesta votação a orientação da bancada. O deputado Danilo Cabral (PSB-PE) votou contra o parecer, seguindo assim a orientação da cúpula do partido, e o deputado Fábio Garcia (PSB-MT) votou a favor do projeto, mantendo apoio ao governo. PSOL, PCdoB, PT orientaram voto contrário.

Neste momento, a comissão aprecia os 25 destaques ao texto apresentado pelo relator Rogério Marinho (PSDB-RN).

A comissão especial da Câmara que trata da reforma trabalhista, que prevê, entre outros pontos, a prevalência de acordos e negociações coletivas sobre a legislação, discutia a proposta nesta terça-feira numa sessão tensa. Prioritária para o governo, que a encara como uma oportunidade de testar sua base para a votação da reforma da Previdência, a proposta trabalhista também enfrenta resistências, mesmo na base aliada.

Criticando o parecer, a oposição argumentou que a proposta precisa de mais tempo de discussão e acusou o governo de tentar correr com a tramitação da reforma por temor das greve geral e manifestações previstas para a sexta-feira.

Na semana passada o governo conseguiu, após fracassar na primeira tentativa, aprovar um requerimento de urgência para a proposta, o que permitiu a supressão de prazos e possibilitou que fosse pautada para esta terça na comissão. A ideia inicial é votá-la nesta terça na comissão e na quarta e quinta-feira no plenário da Câmara.

(…)