Apoie o DCM

Vistoria encontra comida vencida e pombo em refeitório de escolas de SP

 

Da Folha:

Uma fiscalização do TCE (Tribunal de Contas do Estado) em escolas paulistas encontrou comida para a merenda dos alunos vencida, alimentos acondicionados irregularmente e refeitórios com goteiras, insetos e até pombos.

A vistoria foi feita na última terça-feira (15) em 250 escolas de todo o Estado de São Paulo –157 municipais, 82 estaduais e 11 Etecs (escolas técnicas).

Na capital, a fiscalização foi realizada em seis escolas, sendo quatro estaduais e duas Etecs, todas do governo Geraldo Alckmin (PSDB). Na Etec Carlos de Campos, no Brás (região central), foram encontradas 3.204 caixinhas de bebida láctea com prazo de validade entre os dias 15 (dia da fiscalização) e 16 de agosto. A escola tem 1.700 alunos, segundo o TCE.

Na escola Estadual Professor Miguel Oliva Feitosa, em Perus (zona norte), também foram encontrados sacos de arroz perto do vencimento do prazo da validade: dias 18 e 22 de agosto. A fiscalização concluiu que não havia armários para armazenar equipamentos na cozinha nem pallets (estrados de madeira) para estocar os alimentos de forma adequada.

Com a vistoria, o TCE concluiu que 5% das escolas fiscalizadas mantêm estoques para a merenda fora do prazo de validade e que 23,2% delas não armazenam os mantimentos de maneira apropriada.

Escolas do interior e da Grande São Paulo também foram fiscalizadas. Em Embu das Artes (Grande São Paulo), sob a gestão de Ney Santos (PRB), foram encontrados pombos no refeitório da Escola Municipal Professora Valdelice Aparecida Medeiros Prass. O contato com os pombos pode transmitir doenças que causam perda da visão e infecções no cérebro, nos pulmões e nos intestinos.

A fiscalização do TCE também encontrou extintores de incêndio vencidos, hidrantes sem mangueira e equipamentos de cozinha quebrados e enferrujados. O objetivo do TCE é verificar a legalidade e a qualidade do gasto público.