Grafite e arte engajada: Moema amanhece com instalação pedindo atenção aos direitos indígenas

Atualizado em 19 de novembro de 2014 às 16:13
IMG_1040
De autor desconhecido

Nem toda arte tem que ser engajada, e nem todo engajamento tem que ser artístico.

O patrulhamento que alguns artistas engajados fazem, como se só isso validasse uma obra, é das coisas mais chatas já criadas desde a berinjela. Mas a verdade é que quando motivação artística e social se juntam, você tem obras não melhores, mas com função dupla – de emocionar artisticamente e de propor questionamento.

E então Moema, bairro de São Paulo famoso por ter ruas com nomes de índios, amanheceu hoje com uma instalação. A Alameda dos Tupiniquins se tornou a Alameda dos “Tupiniquins Sob Ameaça”.

Perguntei à atriz Nina Dutra, minha amiga moradora do bairro que mandou a foto, se havia mais placas com a intervenção. “Que eu tenha visto, só essa”.

E aqui uma digressão: já imaginou se todas as ruas do bairro amanhecessem com uma faixa dessa? “Avenida Iracema Sob Ameaça”; “Rua Jurandir Sob Ameaça”. Qual o impacto que isso poderia causar?

Bem, voltando à questão inicial, a arte de rua tem essa característica mesmo. Nasceu, afinal, nos guetos de Nova Iorque com propósitos de liberdade de expressão. Foi trazido ao Brasil com o mesmo objetivo.

Daí a característica, que se pode observar ainda hoje em grande parte dos casos.

Agora, o mais interessante é se essa instalação não tiver nenhuma intenção artística. Toda essa discussão e o cara só queria se manifestar a favor dos índios. Tipo Homer Simpsons quando virou artista por acidente.

Isso não diminuiria o resultado artístico final da obra, afinal a mensagem, segundo a teoria de José Marques de Melo, está em quem recebe, e não em quem transmite.

Eduardo Kobra
Do brasileiro Eduardo Kobra
questionamento religioso do americano Keith Haring
Do americano Keith Haring
questionamento social de OsGemeos
Dos brasileiros OsGemeos
mensagem em favor dos parques do inglês Banksy
Do inglês Banksy
do brasileiro Stephan Doitschinoff
Do brasileiro Stephan Doitschinoff
Do brasileiro Onesto
Do brasileiro Onesto