Juiz que negou habeas corpus a Lula autorizou posse da youtuber Cristiane no Ministério do Trabalho. Por Jeferson Miola

Atualizado em 30 de janeiro de 2018 às 21:17
O juiz Humberto Martins, do STJ

POR JEFERSON MIOLA

O presidente interino do stj negou em caráter liminar a concessão de habeas corpus preventivo ao ex-presidente Lula. Humberto Martins alegou que “o fundado receio de ilegal constrangimento e a possibilidade de imediata prisão não parecem presentes” [sic].

Humberto Martins é o mesmo juiz que autorizou a posse da videotuber Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson [presidente do PTB], no ministério da quadrilha do Temer.

Nos 2 casos, o presidente do stj agiu com singular rapidez; decidiu à jato, como o julgamento fura-fila do Lula no tribunal de exceção da Lava Jato.

Martins autorizou a posse da videotuber incrivelmente no sábado à tarde, 19/1/2018, poucas horas depois do pedido que lhe fez o chefe da quadrilha instalada no Planalto. No despacho, ele alegou que “o perigo da demora está suficientemente demonstrado pela necessidade de tutela da normalidade econômica, política e social”.

O vídeo que circula na internet, com a Cristiane num iate e cercada de musculosos empresários que colecionam reclamatórias trabalhistas, joga por terra a tese do presidente do stj, de que haveria “grave risco de dano de difícil reparação ou mesmo irreparável” com o impedimento da nomeação dela no ministério.

Para negar o habeas corpus preventivo ao Lula, o presidente do stj também não precisou muito tempo. Poucas horas depois de protocolado o pedido, ele publicou sua decisão.

Como se vê, a ditadura anda à [Lava] Jato.