Justiça determina retirada de matérias do DCM sobre o caso do helicóptero dos Perrellas

Atualizado em 17 de setembro de 2014 às 16:48
Um caso esquecido, abandonado -- mas não resolvido
O helicoca

 

O DCM foi processado pelo hotel fazenda Parque D’Anape, no interior do estado de São Paulo.

Ele foi citado em três das nossas reportagens sobre o caso do helicóptero dos Perrellas, apreendido com 445 quilos de cocaína no Espírito Santo.

De acordo com uma liminar da juíza Mônica de Cassia Thomaz Perez Reis Lobo, somos obrigados a “suspender a publicidade [sic] das notícias veiculadas no site” sob pena de pagar mil reais de multa por dia.

Pela natureza desse tipo de decisão judicial, a análise é perfunctória, já que não fomos ouvidos e não tivemos oportunidade de apresentar defesa.

Os artigos são resultado do nosso projeto de crowdfunding, em que mergulhamos no caso do “Helicoca”. São eles: “‘Tenho Medo de Morrer’: o piloto do helicóptero dos Perrellas fala ao DCM”; “O helicóptero dos Perrellas pousou em hotel de São Paulo”; e “O fracasso da guerra às drogas e o helicóptero dos Perrellas”.

(Estamos, aliás, com uma nova iniciativa de crowdfunding no ar neste momento. É sobre o escândalo da sonegação da Globo. Os detalhes estão aqui na plataforma do Catarse).

Todas as matérias são alicerçadas em documentos que o jornalista Joaquim de Carvalho levantou em sua apuração em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Não há nenhuma ilação, nenhuma invenção, nada assemelhado a calúnia ou difamação.

Só os fatos.

Joaquim teve o cuidado de ouvir a proprietária e o advogado do estabelecimento para que eles se manifestassem.

Mesmo determinando a retirada das reportagens, a juíza Mônica afirma que isso não significa “prejuizo do direito de livre expressão e crítica”.

O DCM reafirma seu compromisso com o jornalismo independente e responsável. Em nome dele, vamos recorrer e buscar na Justiça os nossos direitos para manter você bem informado.

Grande abraço.

Kiko Nogueira