Mais gente com educação superior usa diariamente a internet do que a TV no Brasil

Atualizado em 19 de novembro de 2014 às 14:28

DCM-SC-ESC

Eis um dado interessante da pesquisa nacional de mídia feita pela Secretaria da Comunicação brasileira e publicada esta semana: entre as pessoas com nível de educação superior, há mais usuários diários da internet do que da TV.

Isso é novidade. O Brasil foi dominado pela TV desde sua criação. Outros países também passaram por isso, mas nos países desenvolvidos o uso dos dois meios são equivalentes. Em países como Islândia, Noruega, Dinamarca (sempre eles, os escandinavos), a internet passa a TV, e por uma boa margem.

O uso da internet está sempre ligado à educação.

O Brasil é uma tartaruga, no bom e o mau sentido. É estável e obstinado. Mas é extremamente lento. Nossa educação não foi adequadamente reformada desde que os militares deixaram o Planalto, e o resultado é que o nosso povo continua assistindo muita TV.

Não se sabe exatamente o por quê disso, mas pode-se presumir. Pessoas com mais discernimento questionam os modelos televisivos; preferem um meio onde possam observar diversos pontos de vista e, com isso, formar o seu; preferem um meio que lhes dá controle sobre o noticiário e a linha de raciocínio de seu interesse.

Pessoas com mais discernimento também sabem a importância de não permitir que haja um monopólio da informação. E a internet é um meio fabuloso para a desconcentrarão. Enquanto um país generoso com a quantidade de Tvs abertas tem meia centena de canais, quantos milhões de sites esse mesmo país não tem?

Uma última presunção que se pode fazer ainda sobre o assunto – mas desta vez sobre as Tvs e não os usuários – é que, para elas, é mais interessante que as pessoas fiquem sem educação. Assim, sua freguesia estará assegurada. Se elas têm ação efetiva no sentido de emperrar o avanço da educação, não dá para afirmar. Mas que elas se beneficiam disso, é claro.

secom tv

 

secom internet