Minha proposta para resolver o problema financeiro de Genoino

Atualizado em 24 de outubro de 2014 às 16:28
Lula pode resolver a questão
Lula pode resolver a questão

Lembrei estes dias de uma cena de Breaking Bad.

Walt, professor de química de classe média, está com um câncer no pulmão que vai não apenas matá-lo como arruinar o futuro financeiro da família.

Nos Estados Unidos é assim. Se você não tem muito dinheiro, um câncer destrói o futuro de uma família toda.

Bem, sem saber que o pai já tratara de juntar dinheiro com a produção de metanfetamina, seu filho Junior arma um esquema de coleta de doações na internet no qual apela ao bom coração dos americanos.

Cada dólar arrecadado é comemorado por Junior e sua mãe, e Walt finge vibrar com os resultados esquálidos da vaquinha.

É uma cena notável de um seriado notável.

Bem, a cena me veio por conta da tentativa de arrecadar dinheiro para Genoino promovida na internet.

É um longo, sofrido percurso.

Vi que o site feito para isso tinha juntado 25 000 reais de um montante inicialmente calculado em 468 000 para ser pago em dez dias.

Soube depois que deu uma pane no site. E na manhã desta terça li que Miruna informou que, com uma multa que foi aplicada agora, o valor subiu para mais de 600 000 reais.

Renovo, diante disso, minha sugestão de alguns dias atrás.

Quatro ou cinco palestras de Lula resolvem o problema. Palestras de estrelas globais como Lula costumam render cerca de 100 000 dólares, uns 230 000 reais.

FHC foi o primeiro ex-presidente brasileiro a ingressar no milionário circuito internacional de palestras. Ele pegava uma malinha vermelha – a cor tinha sido escolhida para facilitar a localização nas esteiras dos aeroportos – e corria o mundo para fazer palestras em geral de uma hora ou duas.

Vou tentar imaginar alguns problemas para a solução das palestras de Lula.

Genoino poderia se sentir ofendido? Ora, ofensa quem lhe está fazendo é Joaquim Barbosa. Lula traria a solução para um problema dramático.

Mais uma coisa.

Ninguém precisa saber. Lula poderia fazer isso sem falar para ninguém. Uma doação anônima na conta de Genoino e pronto. Particularmente, gosto daquele tipo de benemerência em que a mão esquerda não sabe o que a direita fez.

Um gesto destes daria sentido, pelo menos momentaneamente, a uma atividade que quase sempre não é mais que um caça-níqueis portentoso de ex-presidentes.

Vejo também uma espécie de justiça poética numa coisa dessas. Lula inventou Joaquim Barbosa. Foi uma escolha desastrada, provavelmente a pior que ele fez na vida, e Genoino está sofrendo as consequências disso. Não só ele, aliás. Veja o sofrimento de Miruna, sua filha.

De resto, lembremos daquele clássico dos Beatles: eu posso tudo com uma mãozinha dos amigos.

Uma enquete sobre isso acaba de ser posta aqui no DCM. É importante ouvir o que você pensa disso.

Parece óbvia minha sugestão?

Muitas vezes as pessoas não enxergam exatamente as coisas óbvias.