Cortella ao DCM na TVT: “Nossa democracia está abalada e terá uma boa década de recuperação”

Atualizado em 30 de julho de 2016 às 16:12

 

O programa do DCM na TVT entrevistou o filósofo e educador Mario Sergio Cortella.

Cortella falou sobre intolerância, a falta de diálogo no país, a democracia brasileira e a Operação Lava Jato. “A palavra intolerância, do latim, significa suportar, por isso tolerar é segurar. Há muitas formas de intolerância, por exemplo, na religião, posso chamar aquele que não tem a mesma religião de infiel. Há intolerância no campo do futebol, da política partidária, da convivência em relação à orientação sexual, isto é, a intolerância é a recusa a outros modos de ser”, diz ele.

Segundo Cortella, as manifestações decorrem da urbanização acelerada e da formação de grandes centros urbanos no Brasil no último meio século.

A consequência é que “a sociedade se tornou muito mais aberta admitiu que viessem à tona coisas que, antes, não tinham o seu lugar”.

“A ideia de que você possa ter o gay, o refugiado, o indígena, o sem terra, o sem teto, dá uma diminuição de estatuto relacionado à pessoalidade que aquele ser carrega. Quando você diz ‘ser humano’, você dá uma identidade imediata. Esse esvaziamento conceitual a intolerância carrega quando ela tenta fazer com que aquele que não é ‘ser humano’ seja entendido como menos”, afirma.

Sobre a Lava Jato, ele acredita que há outro problema maior de corrupção. “Nós estamos apurando só o recurso público que é furtado no caixa. Falta a segunda operação: que é aquele que impede que ele chegue ao caixa, a sonegação”.

“Eu não tenho uma visão catastrofista em relação ao que virá, acho que temos instituições um pouco mais sólidas, de convivência. Mas também não tenho uma visão triunfalista, de achar que vamos nos reerguer. Nossa democracia está em um momento especial, mas está abalada, acho que ainda temos uma boa década de processamento de circunstâncias”, declara.

A apresentação do DCM na TVT é de Marcelo Godoy e a direção é de Max Alvim. Vai ao ar na TVT aos domingos às 20h30.