O linchamento e o linchamento dos macacos das redes sociais

Atualizado em 19 de novembro de 2014 às 16:17

twitter anger

 

A manjada máxima de Joseph Pulitzer, segundo a qual “com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma”, precisa ser adaptada aos novos tempos.

Qualquer cidadão cínico, mercenário e corrupto que tenha alguns seguidores em redes sociais — e isso é comum hoje em dia– forma um público à sua imagem, um exército pronto para o que for necessário em nome do chefe.

Um caso escancaradamente óbvio é o do humorista Danilo Gentili, cujos admiradores são seu reflexo cuspido e escarrado. Gentili foi absolvido da acusação de racismo no processo movido pelo redator Thiago Ribeiro.

Em 2012, após uma troca de posts, Gentili mandou no Twitter: “Sério, vamos esquecer isso… Quantas bananas você quer pra deixar essa história para lá?”

Thiago perdeu na Justiça. A sentença do juiz Marcelo Matias Pereira, além de absurda, serviu como uma espécie de salvo conduto para a súcia de fãs do comediante malhar Thiago por dias. É como se dissessem: quem você pensa que é por incomodar nosso líder?

É um tietê que mistura racismo, ignorância e semianalfabetismo.

Eis algumas das manifestações. Mantive, na medida do possível, a grafia do original no Twitter.

  • Procura a ONU agora…
  • Vai lá seu safado. Não só vai perder como corre o risco de algum juiz se cansar e te enquadrar por denúncia caluniosa.
  • Você só está cometendo racismo contra você mesmo e contra os indivíduos negros ao se posicionar de forma inferior a 1 piada.
  • Ele não desiste. Um farsante!!
  • Hahaha pensei que era algo sério é apenas mais um querendo dinheiro fácil.
  • VARIOS NEGROS, ESTÃO EM FRENTE AO CINEMA, E DE REPENTE TIRAM AS CALÇAS, MOSTRANDO A BUNDA. QUAL É O NOME DO FILME? O ESCUDO NEGRO. Irá me processar?
  • Deveriam processar vc por falar tanta merda como vc fala, ridiculo, implora por fama. vai trabalhar q vc ganha mais, troxa
  • Existe macaco branco também, meu filho.
  • Tá com falta de p*** né? só pode! Vc não quer processar o Danilo, vc quer dá pra ele. Só pode né?
  • Recalque. Ladrão, vagabundo.
  • Agora, querido, trabalhe pra comprar banana e enfiar no seu c* pra ver se aprende a ser gente.

 

No lema imortal dos traficantes e das boas docerias: de onde veio isso, tem mais.

A escritora americana Joyce Carol Oates deu uma bela entrevista à Salon sobre o que chamou de a “mentalidade do linchamento” do Twitter e do Facebook. “Faz parte da natureza humana”, afirmou ela. “Um bando de pessoas — de indivíduos — se levanta e diz que os seus vizinhos são maus e perversos e devem ser abatidos. E alguns acreditam imediatamente. Tipo, eles correm para matar judeus ou ciganos ou o que for… Alguns deles não acreditam nisso e se contêm. Mas, no final das contas, eles terão de se juntar aos seus vizinhos ou eles próprios serão atacados”.

O juiz Pereira será lembrado como o homem que achou que Gentili não pensou “naquele intuito de ofender” — e, portanto, seus fãs apenas exercem seu legítimo e consagrado direito de continuar sua obra.

É ou não é engraçado? KKKKKKKK…