“O pior analfabeto é o analfabeto político”: uma conversa com Bertolt Brecht. Por Camila Nogueira

Atualizado em 25 de março de 2017 às 21:52
"Temam menos a morte do que a vida insuficiente".
“Temam menos a morte do que a vida insuficiente”.

Se nos perguntarem qual o texto pertencente a série “Conversas com Escritores Mortos” que, ao longo desses anos, mais nos marcou e mais fala ao leitor do DCM, nossa escolha repousará muito provavelmente naquela com o dramaturgo, diretor e ativista social  alemão Bertolt Brecht (1898 1956). Os trechos que utilizamos constam em suas peças, poemas e tratados. A tradução foi feita pela autora da entrevista.

Herr Brecht, qual é a importância da consciência política?

Só podemos mudar a realidade quando somos instruídos por ela. Suponho que o pior dos analfabetos seja o analfabeto político.

É mesmo? Por quê?

O analfabeto político não se informa sobre política, não fala sobre política nem participa de eventos políticos. Ele não entende que o custo da vida, o preço do arroz, do peixe e da farinha, do aluguel, dos sapatos e dos remédicos, tudo isso depende de decisões políticas. O analfabeto político é tão estúpido que é com orgulho que declara detestar política, sem sequer imaginar que é da ignorância de pessoas como ele que nascem os criminosos, as crianças abandonadas, as prostitutas e os políticos corruptos, lacaios de empresas multi-nacionais e nacionais.

Por falar em ladrões e em prostitutas, não posso deixar de pensar na Ópera dos Três Vinténs, um dos maiores sucessos de sua vasta obra teatral. O anti-herói do musical, Macheath, possui um código moral bastante questionável. O senhor simpatiza com ele?

O bastante para parafraseá-lo: “Não sei o que é pior: roubar um banco ou fundá-lo”.

Essa é uma verdade incontestável.

Tenho para mim que a única verdade de fato incontestável é que a vida é uma vagabunda e então você morre.

Que verdade pessimista. Pensar em morrer não é agradável.

A maior parte das pessoas teme a morte, e eu lhes diria uma única coisa – temam menos a morte do que a vida insuficiente.

Herr Brecht, uma de suas frases mais citadas é a seguinte: “Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama de violentas as margens que o comprimem”. Que margens são essas?

Uma delas é a justiça. A justiça é simples e solenemente feita para explorar aqueles que não a compreendem e aqueles que, em situação miserável, não podem obedecê-la.

E quanto aos juízes?

Muitos juízes são absolutamente incorruptíveis: ninguém jamais conseguirá os obrigar a fazer justiça.

Quais as medidas que o senhor pensa que devem ser tomadas para remediar essa situação?

A prioridade é sempre alimentar os pobres. Para quem está bem de vida, falar de comida é desimportante. O motivo é óbvio: eles já comeram. Algumas pessoas acham que têm a missão de purificar os pobres dos sete pecados, mas deveriam alimentá-los antes de dar início à pregação – caso contrário, que proclamem sua adorável filosofia, mas aguardem o pior. Primeiro vem a comida, depois a moral.