O problema do Messi são os jornalistas-tietes

Atualizado em 5 de julho de 2015 às 21:50
Joga melhor num time forte e rico
Joga melhor num time forte e rico

Lionel Messi é bom de bola, isso todo mundo sabe. O problema é a carga de expectativa que é colocada em cima dele pelos jornalistas-tietes.

Messi não é Pelé. Não é Diego Maradona. Não é Zinedine Zidane. É um jogador excelente que se tivesse jogado na Argentina de Maradona, seria o equivalente a Roberto Rivellino na seleção brasileira de 1970: um excelente, incrível, maravilhoso número dois.

Sem toda essa expectativa, Messi brilharia aos olhos de qualquer um, como brilhou Zico, Falcão, Romário, Ronaldo, Michel Platini, Just Fontaine, Franz Beckenbauer, Abedi Pele e alguns outros de uma linhagem muito especial de jogadores. Mas quando o cavalheiro assiste Messi esperando que ele seja da linhagem mais especial de jogadores, um novo Maradona, não há alternativa senão se decepcionar.

Há nos jogadores desta linhagem mais especial um controle da situação que Messi não tem.

Veja Michael Jordan, o maior jogador de basquete da história, por exemplo. Entrou num Chicago Bulls porcaria, que nunca havia sido campeão da NBA, nem da conferência. Jamais tinha chegado a uma final.

Jordan transformou o time. Com Jordan, o Bulls foi campeão 3 vezes. Depois Jordan foi jogar beisebol, e os Bulls não chegaram à final. Depois Jordan voltou e foi campeão mais 3 vezes. Depois se aposentou de novo.

Ronaldo jogou 4 Copas do Mundo. Ganhou 2. Pelé jogou 4, ganhou 3. Maradona jogou 4, ganhou 1.

O jogador muito especial tem controle sobre isso. Ele sabe que vai chegar lá e se não ganhar desta vez, ganha da próxima. Messi, não apenas não ganhou uma Copa. Não ganhou nada com a Argentina.

Ao contrário de Jordan, Messi chegou a um Barcelona poderoso, rico, montado e vencedor. Jamais jogou, como Maradona, num Napoli fraco ou num Boca Juniors sub-equatorial e quebrado. Teve resultados excelentes no Barcelona, mas não é o suficiente para, numa visão que não seja de tiete, dizer que ele está no mesmo patamar dos deuses do futebol.

Ronaldo perdeu a Copa do Mundo para a França de Zidane. Messi perdeu ontem para o Chile de Valdivia. Ótimo jogador, mas dá para notar a diferença?

Messi é um excelente jogador. Não é menos que isso. Nem é mais.