A principal conclusão das novas pesquisas: Marina pode ser batida

Atualizado em 9 de setembro de 2014 às 19:54
As rivais
As rivais

A importância das duas pesquisas que saíram no mesmo dia com diferença de poucas horas reside no seguinte: está aberta a disputa pela presidência.

Quer dizer, aberta para Dilma e para Marina. Aécio vai se encaminhando para um final melancólico em sua primeira tentativa de ganhar o Planalto.

Os números do Ibope e do Datafolha, embora indiquem empate técnico entre Dilma e Marina, estão sendo muito mais comemorados pelo PT.

É que parece que Marina deixou de crescer no ritmo frenético dos primeiros dias.

O temor entre os petistas era que a Marinamania – aquele momento em que tudo dá certo — só cedesse depois das eleições.

Compreende-se por que um líder do partido disse que o Ibope – que saiu antes do Datafolha – deu um “gás gigantesco” à campanha de Dilma.

Começou a ficar mais áspera a caminhada  de Marina.

A direita não confia em Marina: o Estadão num editorial disse que sua vitória seria o “prenúncio” de uma crise. O Globo, também em editorial, comparou-a a Jânio.

Pela esquerda, o entusiasmo de muitos com Marina cedeu depois de coisas como o recuo na questão do casamento gay, aparentemente motivado por pressões de fundamentalistas evangélicos como Malafaia.

“Será o segundo turno mais longo da história”, disse Lula há poucos dias.

Num certo instante, chegou a pairar a dúvida até sobre se haveria segundo turno. Daí o “gás gigantesco” de que falou o dirigente petista.

Marina pode ser derrotada: essa constatação é o que mais importa para os petistas.

Se será, é outra história.

(Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui).