Os 4 maiores cineastas: Alfred Hitchcock, o inglês injustiçado

Atualizado em 19 de novembro de 2014 às 14:56

Alfred In The Arches

 

Sir Alfred Hitchcock é um dos mais notáveis cineastas da história por uma série de fatores, que incluem sua capacidade incomparável de criar suspense, suas aparições escondido em cada um de seus filmes, suas famosas frases como “ator deve ser tratado como gado”.

hitchcock1Entre suas técnicas mais copiadas, estão o uso de sombras para gerar apreensão no espectador e, principalmente, o uso da trilha-sonora para contribuir nas sensações, sobretudo as de tensão.

Alfred nasceu em 1899 na cidade de Leytonstone, Reino Unido, o segundo filho de uma família severa de origem irlandesa. Era obeso, tímido e tinha um relacionamento conturbado com seus pais.

Aos 15 anos, com a morte do pai, foi morar em Londres. Lá, começou a trabalhar na Henley’s, uma fábrica de cabos, fios e materiais de borracha. Hitchcock desenhava os anúncios da companhia – e depois passou a editar uma revista interna, onde ele escrevia contos.

hitchcock1-2Durante esse período, Hitchcock se interessou por fotografia e cinema. Em 1919, passou a desenhar capas de filmes e acompanhar filmagens até ter sua primeira oportunidade como co-roteirista do filme “Backguard”, de Graham Cutts, lançando em 1924.

Hithcock era especialmente interessado pelos cineastas expressionistas alemãos, e acompanhou diversas filmagens, o que em pleno pós primeira guerra não era fácil. Um filme em especial o impressionou e influenciou: “The Last Laugh” de F. W. Murnau. Hitchcock, degundo diria mais tarde, usou muitas técnicas que viu Murnau aplicando nas filmagens.hitchcock

Em 1925, a Gainsborough Pictures convidou Hitchcock a dirigir seu primeiro longa-metragem, “The Pleasure Garden”. Não foi o sucesso esperado, mas rendeu ao diretor a chance de fazer um novo filme, “The Mountain Eagle”. Este, também foi um fracasso.

Em sua alegada última chance, o diretor encontrou o embrião do estilo e da linguagem que o tornariam imortal. O filme é o suspense “O Pensionista” (1927), sobre Jack, o estripador. Este sim, um grande sucesso.

rear-window_lHitchcock então se casou com sua assistente de direção, Alma Reville, e teria um grande momento com seu próximo filme, “Chantagem e Confissão”, o primeiro filme com audio lançado no Reino Unido, onde Hitchcock poderia experimentar com a trilha-sonora, e os efeitos psicológicos que ela pode gerar nos espectadores.

Durante os anos 30, Hitchcock trabalhou em 12 filmes, incluindo “O Homem Que Sabia De Mais” e “A Dama Oculta”, até que em 1939, em busca de expansão na capacidade técnica de seus filmes, o diretor se mudou para uma Hollywood ainda a caminho de ser o maior pólo cinematográfico do mundo.

Sua estréia nos EUA foi com o filme “Rebecca, a Mulher Inesquecível” (1940), baseado no romance gótico de Daphne Du Mauriner de mesmo nome. Foi um grande sucesso.

A partir de então, Hitchcock emplacou hit atrás de hit, incluindo “Interlúdio” (1946), “Janela Indiscreta” (1954), “Um Corpo Que Cai” (1958), “Intriga Internacional” (1959) e o mais famoso de todos eles, “Psicose” (1960).

A partir de Psicose, o diretor diminuiu o ritmo de suas produções, mas ainda fez bons filmes, como “Os Pássaros” (1963), “Cortina Rasgada” (1965) e seu último longa-metragem, “Trama Macabra”, lançado em 1976.hitch_2298802b

Hichcock é costumeiramente considerado a maior entre tantas injustiças cometidas pelo academia americana de cinema – ele jamais ganhou um Oscar como melhor diretor, apenas um Oscar honorário em 1968. Mas esta não é sua única lacuna em premiações. Ele jamais ganhou um grande prêmio pela direção de um filme. Cannes, Veneza, Globo de Ouro, Bafta, jamais reconheceram seu trabalho.

Alfred Hitchcock morreu em 1980, aos 80 anos, sem jamais ter sido reconhecido pelas grandes premiações – mas amplamente aclamado pela humanidade.

Leia também:

Os 5 maiores cineastas: Francis Ford Coppola, o líder da nova Hollywood

Os 6 maiores cineastas: Ingmar Bergman, o workaholic

Os 7 maiores cineastas: Federico Fellini, o sonhador

Os 8 maiores cineastas: Akira Kurosawa, o samurai do cinema

Os 9 maiores cineastas: Jean-Luc Goddard, o gênio da Nouvelle Vague

Os 10 maiores cineastas: George Méliès, o criador dos efeitos especiais