Os melhores baixos de Champignon

Atualizado em 10 de setembro de 2013 às 12:22

Nós selecionamos 8 grandes momentos do baixista no Charlie Brown Jr.

 champignon

O Champignon foi algo próximo a um Flea brasileiro. Flea, para quem não sabe, é o baixista do Red Hot Chilli Peppers, considerado por muita gente o melhor do mundo. Champignon foi o benchmark de Flea no Brasil. Habilidoso, de dedos inquietos, criador de grandes frases de baixo.

Ele foi um instrumentista de primeira linha. Não era o melhor baixista brasileiro (e nem Flea é o melhor do mundo), mas foi um grande baixista. Um dos melhores. Estará provavelmente entre os 10 do mainstream.

E então começo a pensar: tenho para mim que Champignon não poderia ter tocado em outra banda. Se ele estava lá, é porque se identificava com aquilo tudo, das letras de Chorão à sonoridade do todo. Mas acredito que ele poderia ter se beneficiado se estivesse ao lado de um band leader um pouco mais refinado do que foi Chorão.

O baixo é um instrumento de precisão. A guitarra pode ser imprecisa, por exemplo, mas o baixo jamais. E Champignon sempre cumpriu sua função muito bem. Ele fez mais do que a sua função técnica, de manter o grave pulsando – ele também foi criativo no uso do instrumento. Fez contrapontos interessantes à guitarra, por exemplo.

Champignon foi o instrumentista determinante no resultado final do Charlie Brown Jr. Em homenagem a ele, seus 8 melhores baixos criados na banda, independente da letra ou mesmo da música. São os baixos mais interessantes, apenas isso.

Que Champignon descanse em paz.

8) Tamo aí na atividade

7) Sheik

6) Historia Mal Escrita

5) Hoje eu só procure a minha paz

4) Escalas Tropicais

3) Aquela Paz

2) O coro vai come

1) O Preço