Joaquim Barbosa é a personalidade mais desagradável de 2012

Serra parecia tranquilo no posto de brasileiro mais antipático, até despontar Barbosa, o nosso Batman

Barbosa

E Joaquim Barbosa venceu.

O Diário convidou os leitores a escolher o brasileiro mais desagradável de 2012. As opções foram variadas, seis no total, gente de esquerda e gente de direita, de Lula e Dirceu a JB e Reinaldo Azevedo.

Barbosa ganhou com folga. Teve o dobro de votos do segundo colocado, Reinaldo Azevedo, representante daquela ruidosa turma de colunistas que vão de Merval a Noblat, Dora Kramer a Sardenberg, Jabor a Pondé — os já consagrados rolabostas.

Serra só apareceu em terceiro, o que eventualmente pode animá-lo a tentar a sorte nas urnas ainda uma vez. Se é verdade que ele chamou FHC de “gagá” por defender a candidatura de Aécio, conforme nota de um jornalista da Globo, é porque ele tem planos para 2014.

Os menos votados pelos leitores do Diário foram, pela ordem, Zé Dirceu, Lula e FHC.

Eu talvez não devesse revelar meu voto, mas aqui vai, em nome da transparência: JB, com convicção. Foi com certeza a pior invenção de Lula.

Interiormente aplaudi os deputados da Bahia que deram um choque de realidade a esse heroi de araque ao lhe recusarem o título de baiano honorário.

Clap, clap, clap.

Categorias
Política
Paulo Nogueira

O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.
  • claudio

    Onde estah a enorme carga de simpatia popular por Ze Dirceu? So se for entre a cumpanherada…

    Petistas nao tem jeito mesmo…

    • Emília

      Eu sou uma, Cláudio, que não gosta do Zé Dirceu, pois o acho arrogante demais, que ficou do lado dele nesse processo.

      • Giordano

        Aí, pessoal, se o Zé Dirceu tem carga de simpatia ou não, é irrelevante. O que ressalta para o pleno exercício da cidadania de qualquer pessoa, é a certeza de que ao ser julgado em qualquer instância, tenha assegurados todos os seus direitos fundamentais estabelecidos na Carta Cidadã de 1988. E o que vimos no julgamento da AP 470 foi que esses direitos fundamentais foram miseravelmente pisoteados.

        • JOCA

          Pisoteados foram os brasileiros roubados por esse bandido!

          • http://www.edisilva64.blogspot.com EdiSilva

            Finalmente apareceu o homem que tem as provas. Apresente-as, Joca.

          • José

            JOCA:. O QUE Dirceu roubou? Já o Jefferson embolsou $4 MILHÕES. E vai pagar multa de $300 mil?
            Dirceu foi condenado por “por presunção de culpa”! Numa ABSURDA “teoria do domínio do fato” usada contra os nazistas no pós guerra…
            SÓ os NAZISTAS usariam tal argumento para condenar assim, alguém, numa democracia!

          • Fernando

            Joca, o Dirceu nem sei como qualificá-lo.
            Tem tantas provas contra ele, que o Joaquim Torquemada e seus pares o condenaram sobre o “Domínio do Fato”. Sabes o que é isso?
            Pelo que dizem os entendidos, quando não acha provas, apelam para essas duas palavras.
            Os privatas estão soltos, mas o PGR esconde debaixo do forebe as maldades por eles praticadas. Onde estão os 100 bi das privatizações? No meu bolso não estão.

        • H.92

          Joca, nos poupe. Dinheiro roubado foi na Privataria Tucana:

          http://blogdomello.blogspot.com.br/2006/09/na-hora-que-der-merda-estamos-juntos.html

          Leia agora um dos mais famosos trechos, aquele em que Ricardo Sérgio declara que estão “no limite da irresponsabilidade”.

          MENDONÇA DE BARROS – Está tudo acertado. Mas o Opportunity está com um problema de fiança. Não dá para o Banco do Brasil dar? [Ricardo era diretor do BB].
          RICARDO SÉRGIO – Acabei de dar.
          MENDONÇA DE BARROS – Não é para a Embratel, é para a Telemar [nome de fantasia da Tele Norte Leste].
          RICARDO SÉRGIO – Dei para a Embratel, e 874 milhões para a Telemar. Nós estamos no limite da irresponsabilidade.
          MENDONÇA DE BARROS – É isso aí, estamos juntos.
          RICARDO SÉRGIO – Na hora que der merda, estamos juntos desde o início.

          • Paulo Simões

            E daí, um roubo justifica o outro? Cadeia para todos que desviam dinheiro público.

          • Klebs Cavalcanti

            Já se passaram dez anos e ainda ficam colocando a culpa no governo anterior! Faz um meã culpa e uma faxina q seria bem melhor, correto e honesto! Pib de 1%, piores índices da AL em saúde, educação, IDH!!! chupa Indonésia!!!! Francamente!!!

      • Paulo Simões

        Ficou do lado do Roberto Jefferson e do Valdemar Costa Neto também?

        • H.92

          Tem uns calunistas que ficaram. Pedem até perdão pra ele, mas o stf, mídia estão mesmo ao lado do Daniel Dantas, o banqueiro.

          • Paulo Simões

            O que tem a ver Daniel Dantas com a AP 470?

      • José

        Ah! bom! Se é concurso de simpatia concordo. Dirceu nunca foi uma pessoa simpática. Ai deve ser condenado mesmo..rs Mas foi uma pessoa que enquanto muito bundão se asilava em Paris lutou pela contra a ditadura DENTRO do Brasil

        • Emília

          Esse é grande motivo pra eu admirar Zé Dirceu, ele é um brasileiro que NÃO foge a luta.

  • Emília

    Na mosca, Paulo Nogueira.
    Formei-me em direito há 25 anos, mas nunca exerci a profissão, por causa do próprio poder judiciário. Descobri cedo que o ambiente é pernicioso e agora, junto com a mídia, se tornam letais para a democracia. Pena, nós brasileiros não merecemos isso ou, até merecemos, por não levarmos a sério a política.

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      Emília? Clap, clap, clap.

  • Leonardo M. G.

    Batman? Está mais pra Darth Vader (só pra ficar na analogia da “capa preta” lol)

    Agora vem o Mensalão Tucano (só de chamar o Mensalão Tucano de “mineiro”, o pessoal de MG devia ir na repetidora local da Globo e DEMOLIR aquela joça e jogar sal em cima). Esse será o verdadeiro teste do Joaquim Barbosa: será implacável com todos ou fez isso como exceção, fortalecendo a “teoria dos PPPP”: só vai preso Pobre, Preto, P&#a e Petista? Aguardem o próximo capítulo.

  • Cândido

    Barbosa é assim desde a época em que topava com Gilmar Mendes. Lembram do “saia às ruas”? E o STF já vem dando ‘jeitinho’ na Constituição desde casos como união homoafetiva, cotas raciais e outros que tais. Naquela época, a turma gostava.

    • José

      Qdo Joaquim Barbosa bateu boca com Gilmar Mendes, os barões da grande mídia botaram repórteres e fotógrafos na rua para mostrar que ele, apesar de licenciado do STF por razões médicas, frequentava bares como se gozasse de perfeita saúde. Hoje, essa mesma turma que antes odiava Joaquim Barbosa, hoje o aplaude com entusiasmo.

      • Cândido

        Levando em conta a teoria da conspiração midiática, tão querida no âmbito do dito progressismo, tua constatação apenas corrobora minha análise.

        • Haroldo

          E a tua a nossa, como vê, “empatemus” zé ruela!!

    • H.92

      Desonestidade intelectual, poupe-nos.

  • Aldo Araujo

    Paulo:

    Mais uma vez na veia! Aproveito o gancho da Emilía, pois sou tb. da área e infelizmente tenho que atuar ainda e suporta o pedantismo e hipocrisia do mundo juridico. O que me salva dessas almas arrogantes e prepotentes e de saberes limitados é a boa literatura. Faça uma audiência com juiz arrogante, ideologicamente pessoalizante, e aí vc ver o supra sumo de um saber sofômano e preconceituoso. Vá a congressos de direito e, há honrosas exceções, vou sair achando que o mundo ético, moral e de conduta ilibada vou inventado e praticado por essa turma! Com seus clichês de erudição rebuscada, com pinçada de preconceito de classe, sem falsa modéstia, preconizando que o mundo de valores são prática deles. Depois, em seus gabinetes, recebem e acertam as tratativas que destoam do que pregam! Oh, um dia nessa República ainda teremos um Judiciário mais democrático e pulverizado por pessoas normais! Abs.

  • Heloi Santos

    O supremo e seu comandante Barbosa não condenaram o Zé Dirceu, Genoino e outros petistas, num julgamento de exceção, sem provas e com teoria jurídica criada no julgamento, condenaram o projeto político em favor do povo!

    • Paulo Simões

      Nenhum projeto político foi julgado na AP 470.

  • Suzy

    Achei o máximo seu texto. Comparação exata, principalmente a do fã clube e da rejeição. Parabéns. E talvez antes desse “julgamento” muitas pessoas não simpatizassem com o Dirceu, mas duvido quem apoie esse ditador chamado Joaquim. Acho que as únicas pessoas que ainda o tem como herói, são aquelas que não se informam e se deixam levar por uma mídia golpista e tendenciosa. Dirceu Genoino e outros foram condenados sem provas, isso é fato, mostrando ao Brasil, que sim em uma democracia ainda pode se condenar alguém e encarcerar como preso político.

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      grato, Suzy. a luta continua.

    • Paulo Simões

      JB fez o papel dele: relator. Quem condenou foi o plenário do STF.

  • Marcos

    Tem uma lado bom nisso. A esquerda acordou
    para a importância do judiciário.
    O episódio do Pinheirinho em São José dos Campos mostra a exata medida do que o judiciário, nas mãos dos 1%, é capaz de fazer.

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      bom ponto …

    • H.92

      “Só estavam cumprindo a lei.”

      Como vc disse, a lei dos 1% que eles sempre cumprem: manda quem pode obedece quem tem juízo… enquanto isso o Dantas…

  • Antonio

    Concordo integralmente com o texto.
    Seria bom lembrar ao Ministro JB que no final da ópera bufa protagonizada por ele, o rei perde a cabeça.

  • Luiz Olavo Fleury

    Nao eh de se estranhar o medo que Barbosa causa no PT. Afinal, um negro humilde que subiu na vida sem bolsa-familia ou cotas racias eh uma verdadeira ameacaa a partidos que trocam votos por pratos de comida.

    Que tremendo tapa na cara da esquerda!

    • roberto almeida

      Fleury: Tremendo tapa na cara dos movimentos sociais. Joaquim Barbosa não condenou apenas Dirceu e Genoíno. Ele decidiu contra um projeto de governo de inclusão social. Talvez ele mesmo não saiba disso. Mas observe o apoio quase unânime que está recebendo da grande mídia. Não é porque esta imprensa é defensora intransigente da moral. É porque fragiliza um programa de politicas públicas voltadas para as classes sociais mais necessitadas.

      • Paulo Simões

        Nenhum projeto de governo de inclusão social foi julgado na AP 470. Foram julgadas pessoas que cometeram atos ilegais. Projeto do governo foi desenvolvido pelo Lula e, agora, pela Dilma e não tem nada a ver com o julgamento. JB não condenou ninguém, fez seu trabalho de realtor. A condenação ou absolvição cabe ao plenário do STF.

    • vera

      concordo plenamente!

    • Glauco

      Como nao entrou por cota ? Se Lula exigiu que o proximo ministro fosse negro ! Ora.. isso é cota sim ! Havia varios candidatos mais qualificados para a vaga, mas que nao eram negros, como Lula exigiu.

    • H.92

      Esquerda? JB que se cuide, quando os reacionários elegiam é que ele vai ver a vala em que caiu.

      Capitão do mato só serve quando age como o dono queria, isso no glorioso tempo do Brasil do império.

    • Ligia

      Imcompreensivel seu comentario, ja que êle entrou justamente pela cota!

  • fante

    Uma coisa que ninguem falou até agora, a banqueira Katia Rabelo pegou 16 anos de cadeia. Percebeu: UMA BANQUEIRA. Alguem já viu banqueiro preso no Brasil? E foi por causa do “Batman”.
    Não quero aqui defender o sr. Jaoquim Barbosa (acho ele muito arrogante), mas não se esqueça que o foi um julgamento colegiado, os outros ministros que seguiram o relator tambem se equivocaram?
    Comparar Joaquim Barbosa com Jose Serra me parece demais. E não pense que é só o “1%” que admira o Ministro. Pode-se perceber pelas redes sociais que grande parte dos 99% que ele está fazendo muito sucesso e, salvo melhor juízo, involuntariamente.

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      Fante, não tenho um levantamente científico, evidentemente, mas me parece claro que se a população estivesse enamorada do JB os resultados nas eleições municipais teriam sido completamente diferentes.

      • Pedro

        Também não entendo essa demonização do Barbosa, concordo que ele seja polêmico e mal educado mas daí dizer que suas conclusões são levadas por menos saber jurídico e mais ideologia política é desconsiderar que as decisões foram tomadas por um colegiado “qualificado” que foi posto na corte em sua maior parte pelo governo do PT. Pra finalizar, não acredito que a popularidade do JB se restringa aos 1%, e se os resultados foram vitoriosos para o governo petista todos que lembram do nosso passado e param para analisar verão que brasileiro não vota em partido, vota no político – especialmente se for situação -, portanto apesar das condenações, o PT seguirá crescendo enquanto for governo.

    • H.92

      E o Daniel Dantas?

  • http://www.universodosviajantes.com Eduardo Junqueira

    Grande Paulo, não vejo à hora de em algum local deste planeta poder revê-lo para aquele gostoso bate-papo. Bem sabes que meu papo não é política, mas, às vezes, por ser amante da História e Culturas me ponho a meditar.
    Uma forma de análise:
    De um modo geral o povo brasileiro precisa de bodes expiatórios, desta forma tudo continua como está e se tem o senso de justiça.
    Ao longo destas últimas décadas já foi condenado ou mandado para a cadeia. Presidente da República, vereadores, deputados estaduais e federais, prefeitos, governador, ministro, juízes de primeira instância e do tribunal, grandes empresários.
    Todos têm uma característica. Tornam-se antipáticos perante a opinião pública, mas antes eram heróis e tem muitos inimigos em sua esfera de trabalho.
    Atualmente o STF está em descrédito, divulga-se que são homens acima da lei, isso não pode transparecer. Também é o único que falta mandar para a cadeia ou ser condenado o seu presidente.
    Popularmente dizendo: “A cama está sendo armada” – Faltava um tonto, sem amigos, que se julga acima da Lei.
    É isso!

    Abraços sinceros, nobre amigo

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      em breve nos vemos, meu caro Edu. abração

    • Pedro

      Eduardo, o legislativo têm a função de julgar os ministros do Supremo Tribunal Federal portanto se as condenações foram equivocadas cabe alguma das duas “casas” abrir um processo.

      • http://www.universodosviajantes.com Eduardo Junqueira

        Que ninguém, nem nenhum poder está acima da Lei é sabido, sempre tem um superior. Porém, que eu saiba nunca nenhum presidente do Supremo foi julgado, Pedro, quem sabe em breve.
        Abraços

  • Rodrigo

    Paulo, a “inédita carga de simpatia por Zé Dirceu” e os “1% que louvam o Joaquim Barbosa” me parecem um pouco distorcidos. Como o usuário Fante falou, o JB está desfrutando de um intenso apoio que se vê em comentários de notícias na internet. Já essa simpatia por Zé Dirceu eu sinceramente não vi.

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      digo a vc o que disse a ele, Rodrigo: se o JB fosse admirado pelos 99%, os resultados das eleições teriam sido completamente diferentes. isso é indiscutível. nas redes sociais, há muita gente que é antipetista fanática. qto à simpatia que o Dirceu despertou, há amostras disso aqui mesmo, nas respostas ao texto que escrevi.

      • Paulo Simões

        Eleição municipal não é influenciada por JB nem por mensalão. O eleitor está decidindo quem vai administrar melhor sua cidade.

        • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

          suponhamos que não, embora eu discorde frontalmente. as eleições nacionais de 2006 foram disputadas no auge das denúncias do Mensalão. o que aconteceu?

          • Paulo Simões

            Lula venceu. Eleições nacionais tem maior influência na questão da percepção do eleitor sobre corrupção. Nesta eleição eram acusações referente ao mensalão, nada de julgamento ainda, acusações de todos os lados, atingindo em cheio Lula e o PT. E, mesmo assim, ele venceu.

          • Marcelo

            O PT ganhou em Sao Paulo, mas perdeu em varias cidades no estado de Sao Paulo. Campinas, Ribeirao, Suzano…
            Perdeu em varias outras cidades brasileiras.
            E o Genoino, que nem para deputado federal conseguiu se eleger nas eleicoes anteriores?
            Concluir que a vitoria de Haddad significa uma absolvicao dos envolvidos no mensalao, e uma ideia que nao faz o menor sentido.

      • pretextato

        Caro Paulo, na verdade os resultados de pesquisas e o números em geral, na maioria das vezes, carregam uma distorção por conta de quem publica e comenta. Um exemplo: longe de ser um antisemita eu diria que o Holocausto representou cerca de um décimo de todas as vítimas da 2a.Guerra Mundial. Ou seja dos quase 70 milhões de vítimas, menos de 7 milhões foram judeus. O que ressalta foi a tentativa de eliminação de uma etnia, daí o enfoque ser sempre relevante em relação a morte de judeus. Então os números devem ser encarados com certa reserva, pois podem vir carregados de contorcionismos verbais para justificá-los ou demonizá-los.

        • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

          Verdade, P. Os números refletem a média dos leitores do Diário.

  • Márcia

    Paulo, se tiver interesse, olhe a palhaçada que JB fez nesse processo tirando-o do plenário quando já estava em votação em 03/03/10:
    http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=2616941
    Como este, devem haver muitos outros, de repercussão geral e de interesse de milhares de pessoas que aguardam uma sentença que nunca chega e quando chega não é publicada. Dizem que JB é o ministro de menor rendimento no STF.

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      sim, Márcia, tenho lido que ele é preguiçoso.

      • pretextato

        Uma coisa que me chamou a atenção: no primeiro dia como presidente do STF o Joaquim ficou muito tempo sentado naquela cadeira “normal” da Presidência. O ministro Marco Aurélio, tirou um onda com o Joaquim dizendo: a cadeira da presidência lhe faz bem, ministro Joaquim. Nas imagens logo a seguir lá estava o Joaquim de pé, encostado como sempre naquela cadeira dele. Acho que ele até “esqueceu” das dores em sua coluna. Alertado pelas palavras do Marco Aurélio ele voltou ao normal. O poder, já se disse, é afrodisíaco. No caso do Joaquim parece que alivia muito suas dores.

  • fante

    Nao acho que a população está “enamorada” pelo ministro. Acho que a população esta satisfeita ao ver politicos sendo condenados. E tambem não acho que o julgamento no STF iria influenciar as eleições municipais. Se você se refere à eleição de Haddad em São Paulo, acho que ele deve muito de sua votação ao fato de ser uma novidade, pois sinto que o povo quer uma renovação na politica. Sem contar que ele estava concorrendo com o decrépito do Serra.

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      Fante, já escrevi: adoraria testar a popularidade, aspas, do JB nas urnas como candidato à presidência. tenho convicção de que só os suspeitos de sempre — o pessoal que lê o Reinaldo Azevedo, o Merval etc — admiram ele.

      • Paulo Simões

        Bobagem, ele não é político. Se sair candidato tem tudo a perder porque não é do ramo. Seria o mesmo que pedir a um exímio jornalista para fazer uma cirurgia cerebral ou a um cirurgião renomado para escrever uma série de reportagens sobre a conjuntura política do Afeganistão. Cada um no seu quadrado. E se JB é tão ruim assim o que explica sua nomeação por Lula com interferência (ou apoio) de Frei Beto, José Dirceu e Márcio Thomaz?

  • fante

    Nas redes sociais também há muita gente que é petista fanática.

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      verdade.

    • Paulo Simões

      Sim, petista e antipetistas. É uma polorização normal entre simpatizantes. Para o eleitor comum não quer dizer nada. Nossa sociedade não está tão dividida quanto a sociedade americana onde, devido ao sistema distrital, existe uma polarização entre democratas e republicanos que vem de mais de cem anos. Lá as votações são bem apertadas, aqui o predomínio de um candidato sobre outro é maior nas últimos eleições nacionais. Os dois maiores partidos em disputada – PT e PSDB – são jovens, PT em pouco mais de 30 anos e PSDB pouco mais de 20 anos.

  • Vinícius Pontes

    Tenho uma ligeira impressão que o PT vai acabar saindo maior desse julgamento.

    Primeiro uniu e tornou a militância, que antes estava dispersa, bem mais aguerrida.

    Aqui em Florianópolis, apesar do resultado pífio (mas aqui o conservadorismo sempre venceu com o pé nas costas), vimos os simpatizantes do PT debatendo nas ruas, defendendo os pontos do partido, levantando a questão midiática em torno do “mensalão” e etc. Coisa que nunca tinha visto antes, e que segundo o pessoal da velha guarda, só acontecia na década de 90.
    E mais, se eu fosse um cabeça do PT até passaria a usar o “mensalão” como “lema”. Pois estão sendo julgados e condenados políticos do PT, por ministros nomeados pelo PT e sob um governo petista. Coisa que nunca aconteceu antes, logo: “Vote no PT, nossos políticos podem ser ruins como os outros, mas pelo menos serão presos se cometerem algum erro”.

    *****
    Não, eu não acho que os políticos sejam ruins como apregoa a ex-grande mídia, pelo contrário, se tem uma coisa em que eu acredito que pode mudar nossas vidas é na política.

    • Paulo Simões

      Meu sonho é que PT e PSDB passem por uma depuração após o julgamento dos respectivos mensalões. E que esta depuração se estenda aos demais partidos. Só sonho. A realidade é que já vivemos este momento no impeachment do Collor – processo mais grave que o atual – a esperança era grande e não adiantou nada. Infelizmente honestidade não é um valor intrínseco ao brasileiro. Os políticos são o reflexo da sociedade.

      • H.92

        PSDB? Esqueça! Eles tem a mídia que lhes dá guarida, apoio regado a muito dinheiro público e assinaturas de revista.

        • Evo

          O P.S falou que o proximo processo eh do mensalao do PSDB, o H.92 acha que nao, pois a midia oligarquica os protege; eu vou copiar e salvar esses dois comentarios e em um futuro verificar quem acertará.
          O proximo agora é o Lula. A midia quer assim e será em outubro de 2014; espero errar na previsao. Se o JB enfrentar os politicos do PSDB, quero assistir a uma campanha de desconstrucao do JB, ” jamais vista neste pais…” Se ele suportar e condenar a turma do PSDB, bom ai vou dar a mao a palmatoria, apesar que daqui para la dizer que a teoria do dominio de fato utilizada contra os politicos do PT nao valera mais.
          Um pouco fora da pauta: Nao acredito ( confesso que eh um achismo) que no mundo tenha 70 milhoes de pessoas que usufruem de tudo que o capitalismo tem de bom, ou seja, 1% eh muito ainda!

        • Clóvis

          Complementando H.92…..É como diz o PHA, .’.se não fosse a mídia, os tucanos não passariam de Rezende” . E agora do Pinheirinho !!!

  • Henrique

    Tem pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos.
    Não houve dominio do fato.
    O julgamento não foi jurídico.
    Delubio e Genoino não eram subordinados de Dirceu, então onde está o dominio do fato e as provas?
    A tutela da mídia foi clara e objetiva.
    O ‘bom direito’……..foi só um detalhe.

  • outro Edson

    Caro Paulo, eu creio (ou quero crer) que há algum exagero nisso. Nós, de fato, temos um sistema judiciário terrível. Nossos juízes são muito mais atentos à forma que ao conteúdo. Mas Joaquim Barbosa nem é o melhor exemplo disso. No STF, mesmo, temos inúmeros casos de ministros que falam pelos cotovelos, como o parente do Collor e o chefe de cangaceiros de Diamantino. Joaquim Barbosa já trocou mais de uma vez de lugar entre herói e vilão na revista veja.

    Daqui a pouco, volta a ser vilão dos 1% novamente. A julgar por declarações como a abaixo:

    “Joaquim Barbosa, justamente festejado por seu trabalho, disse a interlocutores, e a colunista publicou, que tudo relativo ao caso petista sempre foi aprovado por unanimidade no Supremo Tribunal Federal. Mas, disse também a interlocutores e relata à colunista, que tem encontrado “dificuldades” para fazer andar no Supremo Tribunal o caso do “mensalão” do PSDB.”

    http://terramagazine.terra.com.br/bobfernandes/blog/2012/08/30/condenacoes-duras-e-joaquim-barbosa-ja-pensa-no-mensalao-mineiro/

  • http://Google H. Back™

    Paulo, Rui Barbosa, jurista, político, diplomata, escritor, filólogo, tradutor e o famoso “Águia de Haia” :, deve ter se virado em seu túmulo ao perceber o que um simples mortal, com o mesmo sobrenome que o seu, está fazendo com a justiça.

  • Thomas Jefferson

    Democracia sao 2 lobos e 1 ovelha decidindo o que vai ter para o almoco.

    • Paulo Simões

      Boa piada, boa crítica. Mas o que temos fora a democracia? A ditadura é diferente?

  • bergbrand

    Sinto pena dele. É mera vítima da mídia…já, já o colocarão “no devido lugar”. Deram a ele os 15 minutos de fama e é só.

  • Celso Junqueira

    O sr. Barbosa que se cuide, pois a imprensa que hoje o enaltece já tem preparadas matérias sobre algo obscuro em sua vida, que diz respeito à Lei Maria da Penha. Se mijar fora do penico…

  • Celso Junqueira

    Trecho de entrevista do jurista alemão Claus Roxin à Tribuna do Advogado, da OAB/RJ:

    É possível a adoção da teoria – do domínio do fato – para fundamentar a condenação por crimes supostamente praticados por dirigentes governamentais em uma democracia?

    “Em principio não. A não ser que se trate de uma democracia de fachada onde é possível imaginar alguém que domine os fatos específicos praticados dentro deste aparato de poder. Numa democracia real, a teoria não é aplicável à criminalidade de agentes do Estado”, disse Roxin.
    E agora, srs. ministros do STF? Estão satisfeitos em transformar nossa democracia numa “democracia de fachada?”. Que vergonha…

  • MARCELO

    Ô,Suzy,que mídia golpista é essa?Se o senhor
    JB absolvesse o pessoal do mensalão,ele
    seria um herói.Todos os dias tem comerciais
    de estatais na TV.BB,Caixa,Correios,Petrobrás,
    Eletrobrás,etc.e ainda tenho que ler que existe
    mídia golpista no Brasil?Já esqueceram que
    o Luiz Inácio foi no velório de Roberto Marinho?
    Que o Luiz Inácio lamentou a morte do seu
    Frias da Folha?Que ele recebeu o Silvio Santos
    no Palácio do Planalto pra salvar seu banquinho
    falido?Quando chegarem as Olimpiadas,vão
    puxar o saco do governo até dizer chega.
    Não foi o Lula que nomeou o senhor Barbosa?

    • Antonio

      Não se trata de absolver, mas condenar pelas provas existentes e isto não aconteceu.
      Que julgamento foi este, na suprema corte, em que foi dado aos advogados uma hora para cada um defender suas teses enquanto o relator e juízes falaram pelo tempo que quiseram?
      Que julgamento foi este em que as sentenças estavam prontas e a sessão foi dirigida claramente às câmeras da Rede Globo que transmitiu tudo?
      Que julgamento foi este em que o morcegão mostrou ser uma pessoa sem o mínimo de civulidade e educação. Seu voto e suas palavras não admitiam o contraponto enquanto fazia chacota de qualquer colocação que fosse contrária a suas teses?
      Desta justiça quero distância.
      E deste senhor também!

  • Jura

    Batman assumiu o papel do Coringa.

  • Moura Júnior

    Caro Paulo Nogueira, arrogante ou não, creio que o ministro JB está fazendo o seu papel, condenando aqueles que desviaram milhões do contribuinte brasileiro, indo de encontro a “democracia” que o PT tanto defende. Gostaria que o amigo comentasse algo sobre a postura do Ministro REVISOR e do Ministro Dias Toffoli, estes sim, ao meu ver, envergonham o judiciário brasileiro. O ministro Dias Tofolli só preenche um requisito para ocupar o cargo de ministro que é ser maior de 35 anos. O mesmo não tem notório saber (foi reprovado no concurso para juiz de SP), não tem conduta ilibida (responde alguns processos na justiça) e foi advogado do PT e continua sendo amigo pessoal de José Dirceu. Quanto aos resultados das eleições, o brasileiro não vota em partidos políticos, mas sim em pessoas. Peço ao nobre jornalista que comente, por gentileza, sobre as posturas do Ministro Lewandoswski do ministro Dias Toffoli.

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      sobre o Toffoli, não me sinto em condições de dizer nada. Teria que pesquisar. Sobre o Lewandowsky, me parece o mais sensato naquele circo.

    • ORRAIO

      Sim, indo DE encontro à democracia!!!

      • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

        Português escorreito, Orraio …

    • Paulo Simões

      Toffoli foi reprovado duas vezes em concurso para juiz, nunca conseguiu atingir a magistratura. Tem mais de um processo correndo contra ele na Justiça mas como ainda não há decisão final pôde ser aprovado. Se for condenado não sei como o Supremo vai agir. Foi advogado do PT e é amigo do José Dirceu. Só isso já deveria fazer com que se declarasse suspeito no julgamento e ficasse de fora.

      • H.92

        E Gilmar Mendes?

        • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

          a posteridade o condenarará a ler o livro do Reinaldo Azevedo que ele comprou numa noite de autógrafos …

    • Antonio

      Moura Junior, os concursos para juiz, principalemtente em São Paulo em que oTJ está ou foi aparelhado pelo PSDB/Opus Dei nada tem de isentos.
      Aprovam ou reprovam quem eles querem.
      Eu pessoalmente connheço duas pessoas que reprovadase em dois consursos aqui foram aprovadas em outros estados.

  • Moura Júnior

    Ministro Dias Toffoli não tem conduta ilibada(responde processos…

    • Paulo Simões

      Só conseguiu entrar no Supremo porque ainda não havia uma decisão final transitada em julgado. Está recorrendo e não é apenas um processo, são alguns.

  • http://blogdoPauloNogueira Valdir

    O deslumbramento do Ministro Joaquim vai se esvair quando ele não tiver mais serventia para a mídia que ora o endeusa. Será descartado como um lenço usado, um bagaço de laranja, o tempo dirá.

  • Theo

    Kkkkkkk!!!!!
    Paulo na boa em que mundo vc vive?
    Esse seu texto só pode ter vindo do planeta bizarro, onde tudo é ao contrario.
    Será que vc esta trabalhando no ministério da verdade Orwelliano?
    De onde você tirou que alguém, tirando os petistas, têm simpatia pelo Dirceu??
    De onde você tirou que o Barbosa ganhou o título de antipático? Um cara que está sendo aplaudido onde passa, aeroporto, restaurante e shopping.
    Na boa Paulo vc com esse esforço de desfazer a imagem do Barbosa foi um pouco longe, começar a criar coisas da própria cabeça não condiz com um jornalismo bacana que vc tanto prega.

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      Theo, quem vc acha que aplaude o JB? O povo? A voz rouca das ruas? Ou aquele típico leitor do Azevedo, do Merval etc? São maioria? Consulte as urnas. É o chamado 1% arquiconservador, que se empenha para que viremos México e não Escandinávia — e que não entende que o maior desafio do Brasil, e do mundo, é reduzir a desigualdade social chocante que se espalhou por todas as partes.
      Ted Roosevelt, o presidente americano que inaugurou a chamada Era Progressista, na qual acabou a moleza para os ‘robber barons’ e os direitos civis emergiram, dizia que estava protegendo os capitalistas deles mesmos, capitalistas. Porque iniquidade, qdo excessiva e continuada, termina como em 1789 na França ou em 1914 na Rússia.

      • Paulo Simões

        Que salada!!! O que tem a ver JB e seus votos no processo do mensalão com desigualdade?

        • Theo

          O Paulo Nogueira é assim, quando não tem resposta ele muda o foco do assunto.
          Quem aplaude é o povo, não é vc quem diz que agora depois do lula o povo tá indo pro shopping, voando e comendo fora.
          Vc Paulo Nogueira tem que aprender que não é pq vc quer que se faça sol no domingo que vai ter sol no domingo.
          A realidade é outra e bem diferente da que vc imagina na sua cabeça.
          O Dirceu não cresceu em popularidade e o Barbosa não se tornou antipático, muito pelo contrario.
          Lembre-se do 1984, vc pode dizer mil vezes que 2+2=5 mas a verdade é só uma, e ela não vai dobrar pq vc tem sonhos e ilusões.

          • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

            Theo, temos posição política diferente, vemos o mundo de forma diferente. Só isso. No hard feelings.

          • http://blogdoPauloNogueira Valdir

            O sr. Theo não disse nada de errado, meu caro Paulo Nogueira, só confirmou o que todo mundo sabe. O sr. Barboza sempre será ovacionado em shoppings, restaurantes (e bares que costuma frequentar, mesmo em dias de sessão, conforme a revista Veja) e aeroportos. Quem frequenta esses lugares?

  • Paulo Simões

    Onde o STF foi incoerente. Roberto Jefferson disse que ele e outros parlamentares recebiam dinheiro para votar questões de interesse do governo e o mentor e coordenador era o José Dirceu. Toffoli e Lewandowsky condenaram Jefferson e outros deputados (Pedro Corrêa, Pedro Henry, Valdemar Costa Neto, Carlos Rodrigues) por corrupção passiva e absolveram José Dirceu. Condena-se quem foi corrompido e não há corruptor. Que incoerência!!!

  • Antônio Alberto ( Pe. Alberto ) Mendes Ferreira

    .
    È vero !!!
    É o mesmo fã clube … rsrsrsrsrsr

  • Antonio

    Tem razão, são muitas as semelhanças, os dois são carecas, vieram de famílias simples, a soberba e empáfia é comum aos dois.
    Talvez os dois, cultos e letrados não tenham estudado muito bem história.
    Ao que parece, os dois não sabem que no final, o rei perdeu a cabeça.
    A certa altura do seu artigo, cita ou se refere a Batman, não seria Morcegão um termo mais adequado?

  • Antonio

    Pois é Paulo Simões, o Roberto Jefferson disse sim que deputados recebiam e acredito que nossos dignos parlamentares de todos os partidos recebem e muito.
    O problema com este julgamento, penso eu, é que há provas claras contra alguns e o partido ao qual pertencem. Contra outros não. O morcegão usou o tal do domínio de fato para justificar seu voto pela condenação.
    Para muitos dos votos pela condenação, não havia provas.
    A condenação foi com base no achiismo do JB. Agora querem retirar do acórdão o tal do domínio do fato pois se permanecer o STF será ridicularizado em qualquer corte internacional.

  • Antonio

    Paulo Simões, na sua linha de pensamento, em caso extremo, se vc for possuidor de uma arma calibre 38 e porventura discutir com alguém e esta pessoa aparecer morta com um tiro de 38.
    O juiz considerará você culpado pois tem o domíinio do fato, possui um 38.
    Tente dizer a ele que não há provas contra vc!

  • Eduardo Marinho

    Serra é imbatível. Principalmente entre tucanos. Sou um deles que o detesta com todas as letras. E falo isso abertamente!

  • Bruno

    De londres as palavras saem mais fáceis, porém não passa da letra fria da crítica. O STF não se resume à órgão julgador, mas cumpre função política. E o cenário político do Brasil é o da corrupção, da venda da política pelo dinheiro. De londres não se percebe isso; não se percebe os mortos por falta de ambulância, as crianças sem irem à escola por falta de ônibus; veículos que faltam porque gastaram comprando votos para aprovarem leis para lobistas. De londres, acredita-se que o espíritos revolucionário ainda paira sobre aqueles que passaram a pensar somente em se manter no poder, a qualquer preço.
    Antes que você argui “posição política contrária”, te digo que temos a mesma posição de política com acepção de sua prática diferente. O sistema de freios e contrapesos propõe o embate de forças para se obter o equilíbrio, e não esta hipócrita pseudo harmonia que os pares demonstram na mídia. Por fim, de londres, escrever “está na vanguarda do atraso nacional” torna o texto chic, em uma redação do enem tornaria chacota dos que sentam sobre os desvios da educação.

  • http://www.descurvo.blogspot.com Hugo Albuquerque

    José Dirceu, a exemplo de tantos revolucionários linhas dura, terminou vítima de um tribunal. Não é o primeiro, nem será o último, ou como diz o velho ditado: a Revolução — e a eleição de Lula em 2002 o foi para mais de uma centena de milhão de brasileiros — é como Saturno, devora seus filhos. O STF aplicou sim um juízo de exceção no caso do Mensalão com o uso indevido da teoria do domínio do fato, transformada em teoria do ouvi dizer um factóide, segundo o próprio Claus Roxin, um de seus principais idealizadores. No entanto, já não é a primeira vez que isso aconteceu: no caso do militante italiano Cesare Battisti, assistimos a um igual desfile de reacionarismo político travestido de erudição jurídica, num caso onde quase extraditamos um refugiado político (o que seria o equivalente a repetir o ato bárbaro cometido contra Olga Benário). No caso do Mensalão, somam-se doses de oportunismo, fetiche midiático e reacionarismo. O STF quer pairar sobre tudo. E alguns incautos, iludidos com essas decisões pró-direitos civis, caem no truque mais manjado entre truques manjados do poder: achar que ele criou aquilo que a vida criou (a marcha da maconha, a união civil de casais gays) só por ter autorizado — e se o STF tivesse proibido? O problema aqui, meus caros, não é se o STF autorizou ou não, mas que ele concentra muito poder e poderia ter dito não. Hoje, o STF é a maior ameaça à democracia neste país.

  • Ana Paula Hummel

    Todos esqueceram que o julgamento foi realizado por um colegiado. O relatorio do Ministro Joaquim Barbosa poderia ter sido rejeitado pelo revisor Ministro Lewndowisk. Houve votação pública. Se é para apedrejar, apedrejem todos.

  • MARCELO(2)

    Eduardo,o Serra só perdeu a
    eleição pro Haddad por causa
    do segundo turno.Ele é muito
    popular em SP,assim como Lula
    no Nordeste.Sabia que o PSD
    do Kassab vai ser aliado do
    Haddad na Câmara Municipal?
    Então fique sabendo.

  • Saulo

    Alguém já examinou / pesquisou se o preconceito contra os afro-descendentes aumentou depois que os holofotes se viraram para o Black Batman ?

  • Ricardo

    O melhor comentário sobre a entrada do Claus Roxin no processo foi feito em outro blog. O autor comparava a situação a uma das cenas do filme “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, em que Woody Allen está na fila ouvindo alguém dizer barbaridades sobre Marshall MacLuhan. E quem diz os absurdos é professor de uma universidade daquelas da Ivy League. A fim de por um ponto final na tortura intelectual, Woody Allen puxa MacLuhan para a cena e este diz que o professor não entendeu nada sobre as teorias dele…

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      li também a comparação, e achei mto boa, Ricardo.

  • MARCELO

    Ué,meu ultimo post não apareceu.

  • MARCELO

    Pra quem não sabe,ou finge saber,
    quem transmitiu os julgamentos
    do mensalão foi a TV JUSTIÇA e
    não a Globo,como um militante
    disse aí em cima.Falar mal da
    Globo é fácil.Mas o Antônio que
    me criticou,não sabe que existe
    um ator global chamado Zé de
    Abreu que fica escrevendo e
    xingando no twitter quem não
    concorda com ele.Aliás,o que
    tem de artistas da Globo que
    fazem comerciais de estatais
    não tá nem no gibi nem na lista
    telefônica.

  • Pedro

    Paulo Nogueira, por acaso você trabalhou na Veja e é petista? O único, claro… Estou sem acreditar no que li aqui… Sinceramente… Votei no PT (mais no candidato que no partido) nas eleições presidenciais de 2002, 2006 e 2010. Não me arrependi, pois, dos péssimos candidatos, escolhi os mais engajados e tivemos alguns resultados positivos, de fato. Mas não entendi: porque a revolta quanto à condenação de petistas? Estão acima do bem e do mal? Você incorre no mesmo erro que visa combater: pensar apenas no seu umbigo e naquilo que você acredita, com toda parcialidade do mundo. No Brasil que eu quero viver, não existe PT, PSDB, DEM, PSB, etc… Quero um país com políticos comprometidos, servidores públicos compromissados e eficientes e uma população menos desigual. Isso sim. Se a corrupção não for o nosso maior problema, qual será? E a corrupção não é de um ou outro partido, com exclusividade não. É de todos os partidos, só que o nosso sistema jurídico, que você tanto critica, praticamente impossibilita qualquer investigação e punição aos crimes de colarinho branco. A ação penal 470 é uma exceção não pelo resultado, polêmico, mas legítimo e amplamente debatido entre juristas qualificados, mas sim por um detalhe importantíssimo: não caiu no esquecimento, não foi protelada até prescreverem seus crimes, não foi decidida nos subterrâneos do judiciário. Muito pelo contrário, foi um julgamento em que todos os atores puderam se manifestar. Se a acusação logrou êxito, sinal que fez um bom trabalho, mesmo com todas as dificuldades criadas pela legislação brasileira. De toda forma, essa decisão é um grão de areia, não significa nada. O que o povo brasileiro (sim, o povo brasileiro, e não esses seguidores petistas cegos) quer é acabar com a impunidade e com a corrupção, seja ela do PT, PSDB, PSOL, PFL (DEM). Ora, se políticos PTistas e aliados participaram desses atos de violação à legislação penal, devem pagar por isso, doa a quem doer. Eu estou cansado da impunidade e de ser chamado de idiota por políticos, ministros de Estado, secretários, Deputados, Senadores e afins, que só pensam nos seus próprios umbigos e nos seus aliados. Estar no poder, conquistar voto de milhões de eleitores, é maravilhoso. Mas o poder corrompeu o PT no seu início de governo e levou a fazer aquilo que tanto combateu. Quero um governo à altura de boa parte do povo brasileiro, que trabalha muito, paga muitos impostos e não consegue ter retorno quase nenhum. Acho, e já disse acima, que o nosso poder executivo federal chefiado por PTistas nos últimos 10 anos fez e irá fazer muitas coisas, mas ainda é insuficiente. Nosso país é muito desigual ainda, nossa saúde não atende a todos (muito pelo contrário), nossa educação ainda é ridícula, nossos professores ainda não são valorizados, a violência é absurda, enfim, temos muitos problemas. E tapar o sol com a peneira não resolve nada. Se o PT tivesse um governo tão limpo e incólume, pode ter certeza que nesses 10 anos já seríamos uma nação desenvolvida. Mas isso está longe de acontecer. Nosso país é rico financeiramente, mas ainda pobre socialmente. Esconder os erros é péssimo sinal, sinal de atraso. O país que quero é aquele em que os meus governantes não abusam dos direitos constitucionais (presunção de inocência, intimidade, privacidade, etc) para praticar e esconder atos ilícitos, saindo impunes. Não sei se continuarei ou não votando no PT e em seus candidatos, mas enquanto nossos políticos se mantiverem com essa postura de jogar a sujeira para debaixo do tapete, escondendo seus equívocos achando que sairão impunes, nosso país será como é. Se querem mudanças, iniciem dentro do seu partido. O fato de o PT e seus aliados estarem fazendo inúmero projetos para melhorar o país não os torna imunes a erros. E se cometem erros, que sejam penalizados por isso. Enxotem os inúmeros lixos que têm em seu partido, e o Brasil se desenvolverá. Paulo Nogueira, não tape o sol com a peneira, pois creio que talvez esteja ficando cego, deixando de enxergar os verdadeiros equívocos que estão tão perto de você e dentro do PT. P.s.: odeio o PSDB, PMDB e DEM. Mas que PT se igualou a eles, isso sim. E outra coisa, se ainda não houve punição a qualquer crime praticados por membros desses partidos, pode ter certeza que não é por falta de investigações e processos… Com certeza o problema são nossas leis e seus sagrados direitos fundamentais invioláveis… Violável mesmo é apenas o bolso do contribuinte…

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      Trabalhei na Veja, e não sou petista, Pedro. Ou por acaso achar o JB um mentecapto transforma alguém em petista?

  • Neto

    Você tem que esclarecer uma coisa, pra você, então não existiu esse negócio de mensalão, é uma invenção dos conservadores é isso??????

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      É para mim a pergunta, Neto? Se sim, jamais afirmei que não existiu o Mensalão. Minhas críticas são à forma como o STF lidou com o caso, e à cobertura sensacionalista e mtas vezes desonesta da gde mídia.

  • Antonio Lyra Filho

    Hoje teremos um show que terá farta cobertura da mídia no Brasil. Paulo você que mora na Europa, já tomou conhecimento da posse de um Ministro do Supremo Europeu?

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      Jamais, Antonio …

  • outro Edson

    Agora que o maior espetáculo da face da terra está no fim, começaram a enquadrar o cara:

    http://terratv.terra.com.br/videos/Noticias/Brasil/4194-446082/Barbosa-pode-sofrer-impeachment-se-nao-mudar-diz-jurista.htm

    http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI6319136-EI7896,00-Que+ele+possa+abrandar+a+dureza+deseja+jurista+a+Barbosa.html

  • renato valle bittencourt

    Chego meio atrasado, mas a tempo de contestar o Paulo Simões. Bob Jefferson disse que os 4 milhões que recebeu, dos 20 prometidos, eram só pra despesas de campanha do PTB. Absurdo pensar que participaria do mensalão. Também é maledicência dizer que embolsou a grana e deixou o partido na penúria. Bob é boa gente. Veja já pede até o seu perdão. Nelson Mota acha que é uma espécie de herói nacional. Suspeito até que lhe dedicará uma musiquinha. Ah, o Brasil! Londres deve ser um tédio, hem Paulo?

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      Basta ver os bocejos da rainha, Renato …

  • Gilton Bozolan

    Tudo bem que o JB seja tudo isso, mas como explicar que alem dele mais 07 acompanharam seus votos. Serão todos desqualificados.?

    • Haroldo Mourão Cunha

      Gilton, não se trata disso, gostaria é de saber o quem tem por trás de uma sentença que contraria frondosamente a CF88, algo que os vestais ministros foram colocados lá para defenderem. Se for por achologia, vou candidatar-me ao cargo de ministro do stf também, pois para que notório/notável saber jurídico?

  • Nádia Paiva

    Paulo, acompanho o seu blog tem pouco tempo e gosto bastante. Infelizmente a opinião das pessoas que acompanham o blog é a opinião de uma minoria.
    Pelo contato que tive com certas pessoas, inclusive da família, o pensamento geral é de que Joaquim Barbosa é um herói. É algo divulgado pela mídia e que as pessoas aceitam. É mais fácil encontrar um herói e bandidos do que tentar compreender a situação política atual em uma perspectiva abrangente e não maniqueísta.
    Mas só vamos ter a real compreensão do pensamento popular nas próximas eleições. Por enquanto resta divulgar formas de reflexões diferentes da grande mídia.

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      Oi, Nádia: o JB ficou numa posição medíocre num levantamento do Datafolha que pega todas as classes sociais. Ele é heroi para um grupo limitado, que a rigor nem precisaria da Globo para louvá-lo. O problema, ou solução, é que este grupo não elege ninguém faz tempo.

  • João

    Brasileiro mais desagradável aos olhos petistas, não é mesmo? Quanta visão de mundo …

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      Há alternativas na lista para petistas e antipetiistas, João.

  • Mauricio Andreoli

    PN,
    O Serra nao esta ganhando nem enquete de rejeicao!!
    Abs

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      Hahaha, MA. Verdade.

  • http://www.boladafoca.com Pedro Zambarda

    Barbosa, pra mim, é peixe pequeno perto do Pondé. O que aquele cara escreve é completamente absurdo e imprevisível.

  • Maristela

    Paulo, parece que JB criou um pouco de juízo ao apagar das luzes de 2012. Afinal, já fez seu comercial pra família da Nádia e pro João aí de cima, né?

  • Maristela

    Continuando… ele negou prisão imediata dos réus. Agora os caras que o consideram herói começarão a jogar tomates nele, quer apostar quanto? :)

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      Ah, vão começar a reclamar, Maristela …

    • João

      O petismo que deve se lembrar quando comprou Joaquim nos seus ataques a Marco Aurélio Melo, a Gilmar Mendes e a Cesar Peluso.

  • Lucas Mesquita

    Grande PN, nem tudo o que a Veja publica hoje em dia é besteira. Dá uma olhada aí:
    http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/internet/patricia-amorim-perde-mais-uma-disputa-agora-para-o-youtube/#comments

  • http://centrodomundo CARLOS MAURICIO

    Nao tenho simpatia por nenhum partido politico. Acho que todos querem se locupletar do dinheiro que contribuintes pagamos. Tambem não acho que sr. Joaquim Barbosa seja antipatico. Vejo como um cidadão que reza pela decencia dos politicos, coisa que o pt traiu seus eleitores. Quem defende recebe uma bolada pf. SÃOS TODOS DO MESMO SACO

  • Elson
  • José

    Surpresa nenhuma, Paulo. Capitães do mato são desagradáveis por natureza. Já o eram no século 19, quando caçavam negros que lutavam pela liberdade, e continuam a sê-lo nos dias de hoje, quando cumprem ordens para perseguir os que sempre lutaram pelo fim de todas as injustiças sociais (entre elas, a desigualdade racial). Mesmo quando exibidos sob os holofotes que dão um brilho especial a seus ternos caros comprados em Berlim, capitães do mato são o que sempre foram: alegres serviçais da elite branca. Pensando bem, “desagradáveis” é pouco.

  • https://twitter.com/AnisioCamara Anísio Câmara

    Barbada…
    Eu voto no Luís Fucks, o subdosubdosubdosubdosub…
    O SuperJotaBê é punitivista louco, mais que um Judge Dredd está mais um Punisher,mas no finzinho mostrou alguma coerência quando autodiferenciouseasimesmo o presidente e o relator..
    Reinaldo Azevedo não mereceria menção, é um cara ilegível e certamente não se leva a sério, ganha uma grana nomole. Serra já está fazendo o papel de deveria fazer há tempos, o de zumbi, morto-vivo.
    Quem é de sampa pode votar em Ceninha Fran Sônia, a mais sérria vingança serista e que tal o Celso Russo Mané?
    No Brasil inteiro tem o Paliporco Jr., o Ricky Earth e, pra não dizer que não falei da esquerda, Rui Facão que está mais pra pintinho que pra águia.

  • edson tadeu

    olha Pedro, se voce for ver bem, e pegar os documentos do Bco do Brasil, ou mais precisamente a auditoria, voce vai poder entender porque a revolta dos que sabem o que ocorreu nesse julgamento. De modo algum ele foi feito com transparencia, permitindo direito a defesa. ela ate houve mais nada foi levado em consideraçao. ate mesmo quando o advogado de Pizzolato mostra a JB os erros que ele cometeu ele faz de conta que entendeu mais nada fez para mudar sua conduta.tanto ele como o procurador prepararam essa armaçao. primeiro ele chegou mostrando que estava pronto para ser um juiz de reputaçao ilibada. e nao foi porque se ver que ele procura perseguir de todas as formas os petista ate mesmo quando botou na frente o julgamento de joao paulo cunha genoino e dirceu, e deixando o que estava na frente para depois, so para o Ayres Brito ter o gostinho de condenar o pessoal. tudo isso mostra o golpe que foi planejado por eles.dois. Mostre uma prova sequer que eles tiveram que mostra cabalmente que Dirceu chefiou algum esquema, quero ver voce mostra uma gravaçao uma testemunha, um documento, qualquer coisa que tenha prova cabal. pois todos eles foram condenados sem provas. Outro detalhe que voce talvez desconheça,No Banco do Brasil tem a regra de que é obrigatorio a assinatura dos 4 diretores para liberar qualquer dinheiro para a visanet. Os 3 diretores que foram colocados la por FHC nenhum deles foram denunciados, so sobrou para pizzolato. que foi o unico processado. os outros 3 dizem que tem um processo em instancias inferiores que vao ter o direito de recorrer ate chegar no supremo e sairem inocentes. mais Pizzolato nao teve esse mesmo tratamento será que dar para entender porque muita gente nao aceita esse julgamento nem as condenaçoes?

    • Klebs Cavalcanti

      Edson, me mostre uma prova de q o Hitler apertou o botão? É acho q ele foi históricamente injustiçado pela sua ótica! Tadinho……..

  • Miguel Montagner

    Conversa do jornalista aqui que o Barvosa seria eleito pela elite dos Jardins. Que tal andar pelo mundo real e perguntar o que as pessoas acham do Joaquim Barbosa? Ele seria sim eleito pela população cansada de políticos hipócritas e desonestos como o nosso Vargas moderno nomeado Lula, que aliás usa de péssimo gosto em seus discursos. Me arrependo enormemente ter sido eleitor petista e militante desse partido corrupto.

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      O Datafolha fez exatamente isso, Miguel: aferiu o ‘Brasil real’. E o JB foi um fiasco. Heroi do 1%.

  • Dario Achkar

    tentei eleger um apenas, mas não consegui… portanto vou dividir meu voto entre Luis Fux e Roberto Gurgel… meio voto pra cada um…

  • Valmir

    Essa é a primeira vez que abro esse site. E gostaria de abrir com uma pergunta. Voces não têm o que fazer ? Isso é a revista caras da política. Nunca vi nada mais inútil na minha vida. Alguém ai vai dormir com o Barbosa ou o Serra? Vocês são tão medíocres a ponto de discutir simpatia de fulano ou sicrano da mídia política. Eu quero que se “foda” a simpatia ou antipatia dos acima citados. O que me interessa é o significado de cada um dentro da realidade da política brasileira, Uns nefastos gatunos políticos partidários populistas (perdoem o exagero da adjetivação mas poderiam ser muito mais) e outros poucos com alguma atuação em favos da nação. E vocês vão fazer votação de simpatia? PUTA QUE PARIU. Vai ser inútil assim lá em Brasílai.

    • Emília

      Valmir, pessoas como você quando não tem o que dizer parte pra agressão. Não gostou do blog, simples, meu caro, não acesse, já que você é muito ocupado e nós não, né mesmo? Que em 2013 você seja menos mala.

  • Ademir Felipe

    Você tem certeza que vive neste país?

  • marco

    Mesmo terminada a eleição, quero registrar meu voto: 1º “Lula” ( o que nunca viu nada), 2º Zé Dirceu. O JB não merece tanto destaque assim. Quem controlou a lisura dessa votação, os mesmos observadores das eleições no Egito ?

  • Marcos Roma Santa

    Confesso que, na hora de votar, fiquei dividido entre o “Cerra” e o capitão do mato. Acabei votando no capitão do mato. Mas Cerra é, sem dúvida alguma, o mais canalha.

  • http://oa Mateus

    JB o mais detestável????…..Ainda bem que cada um pensa o que quer. Acho JB um pouco arrogante, mas detestável???…..Nesta arte “JD”, leva o prêmio de longe…

  • http://causameespecie.blogspot.com.br/ Mauro

    Paulo,
    o JOAQUIM ganhou o PRÊMIO 2012 “CAUSA-ME ESPÉCIE!”.

    O blog agradece os milhões de votos…rsss

    http://causameespecie.blogspot.com.br/2012/12/premio-2012-causa-me-especie-top-10.html

  • Cláudia

    Ainda acho FHC o mais detestável de todos. Covarde, invejoso, movido unicamente por sua pequenez de espírito que fez com que tantas vezes assumisse autorias de trabalhos alheios sem o menor pudor e, principalmente, e o que o coloca em primeiro lugar na minha lista, ainda com muita capacidade de realizar maldades e de espalhar seus maus eflúvios por onde passa.

  • Bruna Crespo

    Ganhei o ano lendo esse texto, Karamavov! Até na eleição do “mais desagradável” Serra perde… rs Saludos!

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      Uma rara unanimidade nacional o Serra, Austen …

  • Geovando

    Sou de Formiga/MG… navegando para ver boas notícias e me deparo com essa enquete INSANA.
    Primeiramente depois de ver os comentários nessa página, não pude me abster de deixar meu posicionamento. Então vou falar…
    ” Os discursos da base petista é o mesmo no interior onde moro, e em qualquer lugar do mundo. Parece ser algo previamente combinado, se não for!
    Cambada de Safados, nunca sabem de nada….Falam do PIG como se fossem a ultima besta do apocalipse, nunca olham pros seus umbigos, nunca reconhecem nada e se tocarem na menina de seus olhos o LULA a guerra ta armada.
    Ainda vêm nos dizer que JOAQUIM BARBOSA é um cidadão desagradável!!!
    Aff.. vou parar de falar, que esses loucos petistas me irritam… (somente os loucos)

  • JOSÉ BENEDITO

    Oi Paulo, antes de mais nada um Feliz Ano Novo! Mas não pude deixar de notar, bom ou mau, Joaquim Barbosa é herói não de 1% como disse, mas de uma maioria esmagadora de brasileiros. Numa pesquisa espontânea, 24% (VINTE E QUATRO POR CENTO) dos entrevistados afirmaram que votariam em JB, caso este fosse candidato a Presidente, e outros 26% afirmaram que poderiam votar, totalizando assim 50% dos eleitores com simpatia suficiente pelo Ministro, capaz até de lhe eleger Presidente do Brasil – coisa que já afirmou não ter a menor vontade e vocação. Além de que numa outra pesquisa foi apontado que 89% de todos os brasileiros apoiam JB e o STF, consequentemente a República, a frente de qualquer partido político que seja(não somente o PT), mostrando (ou tentando mostrar) para as pessoas boas que existem no PT, como em qualquer outro lugar, que os brasileiros são em sua esmagadora maioria formada por cidadãos REPUBLICANOS e não marxistas, como meia dúzia que teimam se passar como uma falsa maioria. Acho que o pior a se fazer é ter a Síndrome do Avestruz, enfiando a cabeça no buraco e fingindo que nada aconteceu, pode ser uma oportunidade de ouro para o PT evoluir e se reconstruir como um partido em suas ideias e ética, pelas quais se destacou e que fez tantos, inclusive eu, ter um dia votado no partido . É o que penso. Abraços.

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      Feliz Ano Novo, Zé.
      Vamos aguardar os fatos. Uma comentada pesquisa Datafolha recente trouxe números muito, muito abaixo dos que vc cita. Mas esperemos para ver o que acontece. Abraço.

  • francisco coelho de sousa

    EsseJoaquim Barbosa so veio confirmar a frse de Otto Lara Resende: “mineiro so eh solidario no cancer.”

  • http://casatolerancia.blogspot.com.br Adjutor Alvim

    Discordo Paulo.

    Pra mim Sardemberg venceu depois de escrever um artigo criticando o PT por criar o lema “Rouba mas distribui”, com pérolas como:

    “Não faz sentido, claro. Começa que não é verdade que todo governo conservador é contra o povo e corrupto. Thatcher e Reagan, exemplos máximos da direita, não roubavam e trouxeram grande prosperidade e bem estar a seus povos. Aqui entre nós, e para ir fundo, Castello Branco e Médici também não roubavam e suas administrações trouxeram crescimento e renda”

    Já tinha Sardemberg na conta de dos mais desagradáveis do Brasil quando, anos atrás, ouvi um comentário dele dizendo que a construção civil estava com um problema sério por causa do “aumento do custo de mão-de-obra”

    • http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Paulo Nogueira

      De doer, AA …

  • nbcfiege

    Que pena que cheguei atrasada para votar, todavia, mesmo que não seja computado, voto nele também como a personalidade mais desagradável, arrogante e incompetente de 2012, com condições de arrematar novamente o troféu em 2013.

  • Jojo

    Agora podemos rasgar a constituiçãoe e fazer o que quiser?Depois reclamam das notícias e da lei seca,vai entender!

    Mas, por ser brasileira,tenho esperança que aprenderemos mais a ser mais críticos. Não é questão de PT,Dirceu e o escambau,apenas de que temos um Judiciário,leis,constituição,que devem ser seguidos ou podemos viver numa bagunça. E isso vai dar repercussão mais para frente, o que será que irão dizer?

  • http://twitter.com/carllos1989 Carlos

    chora dirceuzetes, o quadrilheiro vai em cana.

  • Gomes

    Inacreditável. Zé dirceu tem mais popularidade q j. barbosa,hahaha.

    Aos pontos:

    1. só mesmo quem mora em Londres, pra achar q o JB, só tem hoje a admiração de 1% da população, o cara é conversa garantida em qualquer buteco de esquina, sempre visto positivamente, ainda que, realmente,de forma distorcida, pois não acho certo celebrizar um ministro do supremo por realizar o seu trabalho. Mas enfim, é compreens[ível, já que o povo anda carente de pseudo-heróis. E eu digo POVO mesmo, pessoas de carne e osso que andam nas periferias Brasil afora, e que a maioria dos intelectuais “progressistas” só conhecem de ouvir falar, embora falem muito em nome dele.

    2. Zé dirceu tem alta popularidade para 99% da população brasileira? risos, destes 99%, aposto que metade nem se quer sabe quem é Dirceu. Dos políticos, o povão só conhece pra valer mesmo aqueles mais conhecidos que já governaram algo, tipo Lula,dilma,fhc,serra,cabral,aecio,sarney, collor, ou então os herdeiros desses, como é o caso de acm neto. Talvez na sede da CUT, o Dirceu tenha os tais 99%. Talvez…

    3. Essa tal pesquisa do datafolha, foi sobre eleição presidencial? se for é compreensivel, o baixo indice do JB, o povão é desinformado e sem educação de qualidade, mas tem lá sua sabedoria, e sabe separar as coisas. o que nos leva ao próximo ponto.

    4. Tudo quanto é analista/cientista político seja de esquerda,direita, centro acima ou atrás, sabe que as eleições municipais, como estão configuradas no Brasil, não sofrem interferencias nem das eleições gerais, quanto mais de um julgamento que o cara lá em Cabrobó nem sabe direito o que é. Ademais, das principais capitais o PT só ganhou em s.paulo, tomou pau em BH, porto alegre, recife e salvador. não fosse a vitória da cara nova Haddad contra um ultra-desgastado Serra, que nem os tucanos queriam mais, essa visão talvez fosse diferente. Mas ainda assim, acho que a influencia do mensalão é/foi mínima, e assim o resultado da eleição em SÃO PAULO, nada tem a ver com a popularidade do JB.

    5- Por fim, me parece mais que óbvio que num site feito e frequentado para o público de esquerda, sobretudo a esquerda petista(sim, existem outras), embora alguns desavisados como eu, caiam de paraquedas, seria óbvio que o atual inimigo número 1 da turma,seria o mais votado né. Se fizessem a pesquisa entre leitores do Reinaldo Azevedo era certo ganhar Lula ou Dirceu. Não sei pq o espanto com isso.

    p.s. não estou celebrizando o JB, acho até perigoso isso, só estou contrafirmando os comentarios do jornalista, de que a população nao gosta dele. é só dar um rolé por aí, pra descobrir.

  • Klebs Cavalcanti

    Só numa publicaçáo petista mesmo isso poderia acontecer e não é surpresa. Todo o país exceto os petistas obviamente aplaude o JB!! Mais parem de a todo o custo sempre que acusados retornarem há 10 anos atras!! Temos 10 anos q o governo anterior se foi e continuam a botar a culpa nele? Temos os piores índices da AL em saúde, educação (chupa Indonésia), pib de 1% e td mais ladeira abaixo e vcs acham lindo! Dá um tempo!

Posts relacionados