Quem era o americano Stephen Paddock, o atirador de Las Vegas

Atualizado em 2 de outubro de 2017 às 11:50

 

Publicado no Observador.

Stephen Paddock, que tinha 64 anos, é o nome do homem que a polícia acredita ter agido sozinho quando atirou centenas de balas, com uma arma automática, sobre uma multidão que ouvia um concerto de música country em Las Vegas.

Sabe-se pouco sobre o homem que matou pelo menos 50 pessoas e feriu mais de 400, mas a imprensa norte-americana adianta que, apesar de não ter cadastro criminal, era um sujeito conhecido pelas autoridades locais. O auto-proclamado Estado Islâmico diz que o homem se converteu ao Islã há alguns meses.

Ainda não foram divulgadas fotos oficiais de Paddock, mas vários jornais já estão a avançar com uma imagem do homem que a polícia terá encontrado morto no quarto de hotel.

Stephen Paddock

O autor do tiroteio que subiu diretamente para o topo da lista de massacres mais sangrentos da história recente dos EUA vivia numa casa construída recentemente e que fica numa aldeia minúscula onde vivem sobretudo pensionistas e veteranos de guerra.

A aldeia, chamada Mesquite, fica a pouco mais de 100 quilómetros a nordeste de Las Vegas, já próxima da fronteira com o Arizona.

Mas Paddock nem sempre viveu ali. Os jornais de Las Vegas dizem que, no passado, viveu em Reno (tal como Las Vegas, no estado do Nevada) mas, também, na Califórnia e na Flórida.

O homem já era conhecido das autoridades locais — por razões que não foram, ainda, divulgadas — mas não estava na lista de pessoas a monitorizar por parte das autoridades federais, segundo a NBC News.

Sabe-se que ele vivia na casa em Mesquite com uma mulher chamada Marilou Danley, de 62 anos. Danley é uma cidadã australiana de ascendência asiática que foi inicialmente procurada como “pessoa de interesse” mas que as autoridades acreditam, agora, que não teve participação no crime.

A agência Reuters falou com um irmão de Stephen Paddock, Eric Paddock, que garante “não fazer a mínima ideia” do que o terá motivado a cometer este crime. “Não temos qualquer ideia. Estamos horrorizados. Queremos enviar as nossas condolências às [famílias das] vítimas”, afirmou Eric Paddock, numa entrevista telefónica com a Reuters em que se ouvia a voz trémula do irmão do atirador.

Soube-se no rescaldo do incidente que Stephen tinha uma dezena de armas no seu quarto de hotel, mas para atirar sobre a multidão usou uma metralhadora automática que estava fixada na janela do quarto de hotel, no 32º andar. O atirador terá usado uma dessas armas para se suicidar, antes da intervenção da polícia, acreditam as autoridades.

Stephen, nascido em 1953, tinha filhos e netos. Tal como Marilou Danley, que numa página numa rede social se diz “mãe e avó orgulhosa, a aproveitar a vida ao máximo”. Paddock não tem passado militar e o maior mistério, nesta fase, é a motivação para o ataque: “Não temos qualquer ideia sobre quais eram as suas crenças”, afirmou o xerife de Clark County, Joseph Lombardo.