Quem está por trás da Ficha Social, canal difamatório do You Tube

Atualizado em 7 de maio de 2015 às 18:59
O líder Kim quando apresentava a Ficha Social
O líder Kim quando apresentava a Ficha Social

 

O DCM publicou que o estudante de Direito Ernani Fernandes é um dos fundadores do site antipetista Folha Política, que copia e cola notícias com o objetivo de difamar o governo Dilma Rousseff e o PT, muito distante do slogan “jornalismo independente” que prega.

Também revelamos os laços estreitos com o Movimento de Combate à Corrupção (MCC), fundado por Fernandes nas eleições municipais de 2012.

A Folha Política, resumidamente, faz antijornalismo a serviço da desinformação.

Uma leitora no DCM atentou para outros dois veículos que apresentam o mesmo comportamento e são divulgados na Folha Política: A Rede Brasil Digital Informação e Entretenimento e o canal de YouTube Ficha Social.

A Ficha Social está no ar desde 15 de setembro de 2014 e tinha como âncora uma mulher chamada Fernanda Andrade. Também teve como um de seus apresentadores o jovem ultradireitista Kim Kataguiri, o pequeno líder do Movimento Brasil Livre.

O canal reproduz matérias de terceiros com apresentadores estranhos e de voz metálica, misturando reportagens ao leu, eventualmente fazendo montagens fraudulentas. Volta e meia também aparecem militantes malucos como o Batman do Leblon. Um tal Coronel Moézia alertava, num vídeo, sobre a guerra civil que tomará conta do Brasil. Mais de 500 mil robôs e lunáticos deram views.

Da mesma forma que a Folha Política, a Ficha Social se presta a disseminar a histeria.

O canal do YouTube tem um site oficial pelo endereço http://www.redebde.org/. Ao colocar a URL no site Who.is, o que aparece? O mesmo endereço em Queensland, na Austrália, da Folha Política. O endereço aparece para sites como Observatório da Farsa, Política na Rede, Gazeta Social, Folha do Povo, Crítica Política, Correio do Poder, Humor 13 e Humor Cego.

Algumas dessas páginas possuem apenas cerca de 700 curtidas no Facebook, enquanto outras ultrapassam 40 mil. O modus operandi é o mesmo dos Revoltados On Line e quejandos: pegar falas de Dilma, Lula, Maria do Rosário e outros políticos de esquerda fora do contexto e fazer um comentário idiota e oportunista.

Para o público antipetista, não importa a procedência das informações e nem o fato dos veículos estarem associados a movimentos políticos golpistas cuja fonte de financiamento não é clara.

Atualmente o líder Kim está tirando férias de suas participações como âncora do FS. Tem tempo apenas para fazer selfies e enviá-las para jornalistas enquanto queima a sola do tênis Nike em sua marcha até Brasília.