‘Quem manda no mundo é a Goldman Sachs’

Atualizado em 26 de maio de 2013 às 16:19

O mundo do jornalismo estava agitado ontem na Europa.

Armação ou não?

O barulho se deu em torno de uma entrevista que a BBC fez com um homem apresentado como um “investidor independente”, um jovem especulador articulado e extraordinariamente sincero.

Basicamente, ele disse que vinha sonhando com a crise econômica há tempos, pois vai ganhar dinheiro com ela. Disse também que quem governa o mundo não são os governos, mas a Goldman Sachs. Adicionalmente, afirmou que as coisas só vão piorar.

Choque, primeiro, pela franqueza. Mas depois uma dúvida: o cara era mesmo quem dizia ser? Ou tinha enganado a BBC e era um impostor?

A suspeita inicial foi que ele pertencesse ao grupo Yes Man, cujos integrantes se fazem passar por representantes de organizações que desejem desmascarar. É histórica a trapaça que eles aplicaram, no passado, na mesma BBC. Num vídeo hilariante, um falso executivo da Union Carbide faz um extraordinário mea culpa em relação a um acidente causado pela empresa na Índia.

Mas era mentira.

Sob pressão, a BBC foi investigar se caíra outra vez numa armadilha. A emissora emitiu um comunicado no qual diz que o entrevistado era mesmo de verdade. Não pertencia  ao  Yes Man.

Gosto de sinceridade e abomino hipocrisia. Por isso, gostei do entrevistado.

O que ele disse, gostemos ou não, é verdade.