Repórter que está sendo perseguida por denunciar a presença do MBL na prisão do “Mamãe Falei” vai à Justiça

Atualizado em 25 de junho de 2017 às 8:55
Arthur do Val, do canal Mamãe Falei, é preso em Porto Alegre

Publicado no Facebook de Vitória Famer, repórter da rádio Guaíba, de Porto Alegre.

Ao receber a informação de que Arthur do Val, integrante do MBL e youtuber do canal MamãeFalei, havia sido encaminhado para a 17ª Delegacia de Polícia após confrontos com sindicalistas que protestavam em frente à prefeitura de Porto Alegre, fiz o meu trabalho como sempre faço: fui apurar todos os lados da história para levar aos ouvintes da Rádio Guaíba a melhor informação possível.

E para fazer isso, só me deslocando para a delegacia para ouvir os detidos.

Apurei que havia dois seguranças profissionais (o Rafael Silva Oliveira, mais conhecido como Rafinha BK, e o Marcio Gonçalves Strzalkowski, agressor confesso do professor Geovani Ramos Machado), além de assessores de um deputado estadual, dando apoio ao Arthur do Val.

Por simplesmente exercer a profissão que amo me tornei alvo de covardes ataques virtuais.

Tentaram me intimidar com edições manipuladas, mas que teve um efeito revés: provocaram uma corrente de solidariedade e carinho que me emocionaram.

Reafirmaram a certeza das escolhas que fiz ao me tornar jornalista, que, como diria George Orwell, é publicar aquilo que alguém não quer que se publique.

É isso que seguirei fazendo com dedicação e respeito a todos.

Um abraço.
Vitória.

P.S.: Àqueles que viram o vídeo calunioso e difamatório – do qual já contatei advogados para apurar quais medidas serão tomadas – transcrevo o trecho da entrevista que o MBL NÃO colocou nos seus vídeos, cujo conteúdo integral disponibilizo abaixo. A minha matéria, curiosamente, também não foi parar no vídeo.

Trecho da entrevista:
VITÓRIA FAMER: Os sindicalistas afirmaram também que vocês seriam integrantes do MBL. Vocês são integrantes do MBL?
MARCIO GONÇALVES STRZALKOWSKI: Eu e o Rafinha não somos integrantes do MBL. Hoje, justamente por darmos apoio ao Arthur (do Val), o pessoal veio aqui para dar um apoio para a gente.
VITÓRIA: Pessoal quem?
MARCIO: Pessoal aqui do MBL.
VITÓRIA: Do deputado Van Hattem?
MARCIO: Isso, do Marcel Van Hattem.

Esse é o tipo de postagem que pessoas covardes, que não mostram seus rostos – depois ainda xingam os blackblocs, que piada – fazem quando simplesmente uma matéria fez o quê?

Sei lá, na real. Só contou o fato. Essa gente que late nas redes sociais. Pena que a gente já tá até ficando acostumado com isso tudo.

Aos amigos de sempre e aos que fiz principalmente após o fato que todos sabem, meu muito obrigada pela lucidez de vocês. Só vocês podem melhorar esse mundo.