Se Israel dialoga com o Hezbollah, por que os EUA não dialogam com o Estado Islâmico?

Atualizado em 30 de setembro de 2014 às 12:22

estado islâmico

Publicado no Independent.

POR ROBERT FISK

 

Ele se ofereceu para fazer um acordo com o Estado Islâmico. Não, não se trata de David Cameron e nem de Obama, é claro. Estou falando de Walid Jumblatt, líder libanês. Ele está exigindo que o governo do Líbano troque prisioneiros islâmicos por 21 soldados e policiais detidos pelo EI e pela Jabhat al-Nusra.

No caso de você ter esquecido – ou simplesmente não saber da história porque estes homens eram libaneses, não ocidentais – gostaria de acrescentar que um dos soldados foi morto com um tiro na cabeça. Dois deles foram decapitados. Com vídeo, é claro. Assim, suas famílias puderam ver a sua decapitação no conforto da sua casa.

Por isso, vamos ser claros a esse respeito. O exército libanês, a única instituição séria no país, foi emboscado em agosto passado na cidade sunita de Arsal, na fronteira sírio-libanesa. Arsal é ao mesmo tempo uma cidade e um campo de refugiados, além de quartel general do EI – inimigos mortais, como nós journalistas gostamos de dizer, do presidente sírio Bashar al-Assad -, e é por isso que Jumblatt não será condenado pelo Sr. Cameron ou por Obama. Afinal, Cameron e Obama estão bombardeando o EI, certo? Mas eles também querem derrubar Assad, não é mesmo? Problema.

Agora, Jumblatt é um cara generoso – e por que não seria quando as famílias dos 21 soldados que ainda estão desaparecidas e policiais implorou-lhe para dizer ao governo libanês para trocar seus filhos e maridos e irmãos para os islâmicos presos? O porta-voz do Jumblatt anunciou que o governo “não pode negociar sob a ponta de uma faca”. Mas todos nós sabemos o que isso significa. Você pode.

E eu estou impressionado com o quão diferentes os libaneses são dos britânicos. Esta manhã, as famílias dos 21 soldados e policiais planejam armar barracas em frente às casas dos ministros do governo. Ontem, eles bloquearam estradas em todo o Líbano. Pelo menos um jornal afirmou que o governo matando seus próprios soldados, recusando-se a negociar.

Presos mantidos em Roumieh, prisão ao norte de Beirute, por sua luta contra o exército em 2007 no campo palestino de Nahr el-Bared, ainda não foram julgados.

Para lembrar que os libaneses são humanos como nós, eis o texto de uma mensagem que o cabo Sulieman Dirani, do exército libanês, enviou à sua família conclamando seus parentes a protestar nas ruas do Líbano: “Peço ao exército libanês e ao estado libanês que tenha consciência e simpatia com os nossos pais e mães e considerem-nos seus filhos. Peço a eles para ver como nossos pais e mães estão dormindo nas ruas sem ninguém mostrar qualquer interesse no assunto.”

E talvez esses soldados possam viver. O governo libanês tem um homem duro que lida com os civis seqüestrados. Ele se chama Abbas Ibrahim, um homem corajoso que costumava andar desarmado no campo palestino de Ein el-Helweh em Sidon para falar com os homens de Osama bin Laden. Ele agora é chefe da “Segurança geral” libanesa. E sim, ele é um general. Organizou a libertação de freiras cristãs detidas pela Jabhat al-Nusra na cidade síria de Yabroud. Muitos outros devem a sua vida a este homem. Não é da sua coragem que eu estou falando. É do fato de que o governo libanês está disposto a conversar com os bandidos. Nós não fazemos isso, é claro. Mas por que não?

Perfeitamente razoável, governos respeitáveis trocam prisioneiros. Veja Israel. O país devolve combatentes do Hezbollah por apenas alguns soldados israelenses capturados. Já fez isso muitas vezes. Ninguém critica o governo israelense. Em todo o Oriente Médio, prisioneiros são libertados para outros cativos. A liberação dos de soldados em troca de outros cativos remonta ao tempo das Cruzadas.

Mas há outros problemas no Líbano. Um terço da população é agora síria. E os militares estão profundamente preocupados com o fato de que o EI está no interior do país. Não apenas em Arsal. Mas no sul do Líbano, também.

Refugiados sírios estão partindo de Shebaa, perto da fronteira com Israel. Na verdade, parte de Shebaa é reivindicada por Israel – embora mapas do antigo mandato francês sugerem que a terra é ocupada pela Síria.

Mas os israelenses devem estar preocupados ao ouvir falar de um novo slogan estava pintando ns paredes de Hasbaya, uma pequena e bela cidade ao norte de Shebaa. Ele pregava um futuro Estado Islâmico no Líbano.