Se você gosta de games, precisa conhecer o Twitch

Atualizado em 11 de agosto de 2014 às 16:04

image

Jogar videogame ou assistir a alguém jogando: qualquer pessoa sensata escolheria a primeira opção, certo?

Era o que eu pensava até descobrir que, bem, estou errado.

Como um gamer de segunda categoria, nunca imaginei que um site que oferecesse streaming de jogos ao vivo pudesse fazer sucesso.

Até que descobri que o YouTube está querendo comprar um tal de Twitch, focado exatamente nisso, por US$ 1 bilhão.

E eles têm um bom motivo: os 45 milhões de usuários do site, que foi fundado em 2011.

Sim, uma multidão superior à população da Argentina tem o hábito de assistir a gamers jogando Call Of DutyWarcraft e por aí vai como se fosse uma partida do Brasileirão.

No momento em que escrevo este texto, há nada menos do que 130 mil espectadores deLeague of Legends, o jogo mais popular do site.

O que explica esse fenômeno, que soa tão esquisito para alguém que não seja um geek?

Comecei a pesquisar, ler, refletir – e, então, compreendi o mistério por trás do Twitch.

As partidas não são apenas transmitidas, elas também têm narração dos jogadores, que explicam o que estão fazendo e o porquê.

Encontrei uma categoria do meu jogo preferido (Age of Empires 2, aquele de 1999 mesmo, veja como estou atualizado) e dei uma fuçada em alguns games.

Depois de ver algumas sessões – tudo em HD – entendi por que eu só apanhava online: os caras bons têm uma série de truques e artimanhas que nem passavam pela minha cabeça.

Aprendi e, agora, estou até surrando uns pangarés de vez em quando.

É como se um fã de tênis assistisse a uma partida de Roger Federer com ele explicando a sua empunhadura após dar aquela linda winner de direita. Ou, então, Vettel narrando em tempo real para os telespectadores da Globo como pretende atacar Alonso na curva seguinte.

Sensacional, não?

Há um grande acervo de vídeos gravados, mas se você pegar uma transmissão ao vivo, é possível até trocar mensagens com o anfitrião — que costuma ser um gigante do seu respectivo game — e pedir dicas a ele.

Se isso parece entediante para você, saiba que pelo contrário. A maioria desses gamers são inteligentes, carismáticos e, até mesmo, engraçados. Acredite.

E como os jogos são bem dinâmicos, você fica preso até o final da transmissão.

Pois é, senhores.

Nunca foi tão fácil, divertido – e educativo – ver um nerd colocando seu talento em ação.