Um dia após discurso de Renan, TV Senado mostra Dilma tirando faixa presidencial no YouTube. Por Kiko Nogueira

Atualizado em 27 de agosto de 2016 às 11:56

 

Um dia depois de Renan Calheiros confessar, em rede nacional, tráfico de influência e chamar a casa que preside de “hospício”, o canal da TV Senado no YouTube apareceu com uma imagem estranha.

O thumbnail, aquela fotografia congelada que serve para identificar o vídeo, mostra Dilma Rousseff retirando a faixa presidencial. É um novidade interessante nesse momento da história do Brasil. Veja abaixo:

O thumbnail da TV Senado no YouTube
O thumbnail da TV Senado no YouTube

 

O diretor da TV Senado é Sylvio Guedes. Ele assumiu em dezembro passado. Segundo o Portal dos Jornalistas, ele foi colocado ali por Renan depois de uma crise, quando o senador entendeu que haviam feito uma campanha contra ele no episódio de sua renúncia.

Funcionários contaram que Renan fez intervenções “em especial na Comunicação”.

Sylvio é concursado e tem passagens por, entre outros, Jornal de Brasília, Correio Braziliense, EBC e Agência Reuters. Foi assessor de Luiz Estevão, condenado em maio a 31 anos de prisão por desvio de verbas em São Paulo.

É colaborador do blog de Claudio Lessa, ex-diretor de Comunicação Social da Câmara demitido em junho depois de mandar transmitir ao vivo uma coletiva do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha.

Em agosto, Guedes escreveu:

Nas verdadeiras democracias, os governantes que traíram a confiança do eleitor não costumam terminar os seus mandatos, diferentemente do que a mais nova tendência governista/petista nos quer fazer crer. Nixon renunciou, primeiros-ministros na Itália e Japão costumam deixar o governo em meio a escândalos políticos.

Collor foi removido do poder depois de eleito tão democraticamente quanto a atual ocupante do Planalto.

As verdadeiras democracias sobrevivem a esses sobressaltos. Quem não costuma sobreviver a eles são os maus governantes, que enganam o povo com falsas promessas eleitoreiras e que usam o dinheiro público para viabilizar seus projetos de poder.

 

Captura de Tela 2016-08-27 às 11.18.08