Uma exposição de fotos anais é arte?

Atualizado em 2 de outubro de 2014 às 16:44

Nós já discutimos muito aqui no DCM o que é arte, o que não é, o que é boa arte, o que é ruim.

Arte, de um ponto de vista bem purista, é a expressão de um sentimento do artista através de uma obra. Pode ser uma música, uma pintura, uma fotografia, um filme, etc, etc. Qualquer coisa que ele sente genuinamente, vale. O que não vale é o que ele não sente.

É claro que não há uma forma de determinar se uma pessoa sente ou não uma certa emoção. Não estamos dentro das pessoas. Então, um segundo determinante é a comunicação. E aí, entra o ator, por exemplo, que pode eventualmente não sentir, mas convencer que sente. O bom artista comunica bem. Você, quando viu a obra, sentiu o quê? Te emocionou? Te despertou algum sentimento?

Há outros critérios qualitativos, como originalidade, contribuição para a cena, influência, etc, etc. E tem também critérios técnicos, mas não nos importam agora – são, como diz o nome, técnicos e não artísticos.

Mas e uma exposição de fotos de ânus? É arte?

Veja as fotos.

CU 2 CU 5

Esta é uma exposição me apareceu em um link do Facebook. Dizia o site que aconteceu em Paris. Eu não consegui confirmar e não conheço a fonte, então não vou afirmar nada. Mas isso também é irrelevante neste caso.

Para mim, é muito válida como arte. Muito mesmo. Não é exatamente uma ideia original. Pornografia é muito antigo. O nosso tropicalista Tom Zé já colocou um ânus com uma bolinha de gude na capa do álbum “Todos os Olhos”. Mas isso não faz essa exposição deixar de ser interessante. Que emoção foi despertada? Tesão? Repulsa? Nojo?

O difícil é não ter despertado nada. Se alguma coisa você sentiu, deu o passaporte ao autor para o mundo das artes.