VÍDEO: Agências de risco querem nos chantagear para privatizar a Previdência, diz Dirceu

Atualizado em 15 de janeiro de 2018 às 10:01

O ex-ministro José Dirceu gravou um novo vídeo ao blog Nocaute, do jornalista Fernando Morais, falando sobre as agências de rating que cortaram a nota de crédito do Brasil, rebaixando o país.

José Dirceu em seu vídeo no site Nocaute. Foto: Reprodução/YouTube

“Vocês se lembram do FMI? Que ditava como uma cartilha o que cada país devia fazer ou não? Agora são as agências de risco [que fazem isso]. Desmoralizadas. Foram elas que deram notas AAA para aquele grande golpe dado nos Estados Unidos com o derivativos. Vocês se lembram? Eram todas dívidas podres, mas foram transformadas em grandes investimentos”, pontua Dirceu.

Ele também critica a interpretação de que a nota do Brasil caiu pela falta da Reforma da Previdência. “Essas agências são uma chantagem para privatizar a Previdência (…). Vamos eleger um governo que reduza os juros do Brasil e que enfrente o duopólio dos bancos. Cortes. Cortes. Só isso que o país escuta. Mas não dos ricos. Estão cortando do seu salário. O dinheiro da Saúde, da Educação, do Minha Casa, Minha Vida, do Saneamento. Para os ricos, estão dando benesses. Porrete para o povo, benesses para os ricos (…). Tudo é culpa da Previdência. Mentira! E você já sabe”, complementa.

Assista o vídeo da análise.