Destaques

Agressões, amputação e invasão a hospital: conheça as polêmicas do ex-deputado Boca Aberta

Boca Aberta

O ex-deputado federal bolsonarista Boca Aberta (PROS-PR), que deu uma rasteira e trocou socos com outro ex-deputado, o youtuber Arthur do Val (mais conhecido como Mamãe Falei), em Londrina, coleciona polêmicas e é famoso por sua agressividade.

Pré-candidato ao governo do Paraná, o ex-parlamentar perdeu o cargo de deputado em setembro de 2021, por denunciação caluniosa e por já ter sido cassado como vereador em 2017. Mas as brigas e declarações absurdas que ele protagonizou desde que entrou na Câmara vão muito além dos fatores que motivaram sua cassação.

Amputação de mãos de políticos

Em março de 2020, Boca Aberta propôs um projeto de lei que defendia a amputação das mãos de políticos que fossem condenados por crimes de abuso de poder econômico e corrupção. Além disso, queria que fossem feitos exames toxicológicos nos políticos para identificar uso de entorpecentes.

No texto, o parlamentar citava países como China, Irã e Coreia do Norte como exemplos punitivos contra a corrupção: “O regime fechado da Coreia do Norte também condena corruptores à morte. Entre 2007 e 2010, pelo menos 37 pessoas foram executadas por praticar esse tipo de crime no país”. O projeto foi recusado na época por ser “evidentemente inconstitucional”.

Brigas e agressões

Também em 2020, o então deputado foi acusado de cuspir, xingar e agredir um oficial de Justiça. O homem registrou um boletim de ocorrência afirmando que levou um chute e teve a tela do celular quebrada pelo político, depois de entregar uma intimação em seu gabinete, em Londrina.

Quando estava prestes a ter o mandato cassado, em setembro de 2021, outra agressão. O bolsonarista protagonizou um episódio de intimidação e ameaças ao deputado Alexandre Leite (DEM-SP), relator do processo de cassação.

Em um vídeo gravado pela assessoria de Leite, Boca Aberta aparece perseguindo o relator nos corredores da Câmara, chamando-o de “vagabundo” e “cafajeste”. Nas imagens, a polícia da Casa tenta segurar várias vezes o deputado Boca Aberta, que grita: “Eu sou deputado, você vai fazer o quê?”.

Boca Aberta levou soco no rosto de vereador

Em março deste ano, ele se envolveu em uma briga parecida com a que envolveu Mamãe Falei, mas levou a pior na ocasião. Em uma rua no centro de Londrina, o ex-deputado levou um soco do vereador Amauri Cardoso (PSDB) no rosto.

Cardoso alegou ter sido “cercado” pelo bolsonarista e por seus apoiadores ao cobrar respeito a profissionais da saúde municipal e sugerir a leitura de uma nota de repúdio da Associação Médica contra Boca Aberta. No final, Boca Aberta teve o nariz quebrado e foi levado ao hospital.

Invasão a hospital

Em 2019, o então parlamentar invadiu uma Unidade de Pronto Atendimento em Jataizinho (PR). Ele iniciou um tumulto, constrangendo médicos e guardas municipais que estavam no local, além de ter realizado exposição indevida das imagens em redes sociais.

Após reclamar de denúncias que teria recebido sobre demora no atendimento médico, ele disse que havia decidido, como vereador, fiscalizar e ouvir relatos de pacientes pessoalmente.

Segundo o processo aberto contra ele, que também motivou sua cassação, Boca Aberta teria entrado na área destinada a médicos e constatado a falta de profissionais. A Justiça apontou que ele agiu com “gritaria e algazarra”, como é de seu feitio.

Davi Nogueira

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Davi Nogueira

Recent Posts

X, de Elon Musk, está permitindo “reorganização da Milícia Digital”, diz PF

A Polícia Federal (PF), em um relatório enviado ao ministro Alexandre de Moraes no contexto…

2 horas ago

STF monitora possíveis ataques em ato de Bolsonaro no Rio

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estarão monitorando de perto o ato promovido pelo…

3 horas ago

Malafaia usa religião para fomentar bolsonarismo contra o STF; entenda

O pastor Silas Malafaia, dono da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, tem usado sua…

5 horas ago

Petrobras: Lula aprova distribuição de 50% dos dividendos extraordinários da estatal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu sua aprovação para o governo votar…

6 horas ago

A casa em que “Tio Paulo” morava antes de ser levado morto banco pela sobrinha

A mulher que levou seu tio morto para fazer um empréstimo de R$ 17 mil…

6 horas ago

Mulher enfrenta 60 horas de cirurgia para remover tumores de todo seu corpo

Charmaine Sahadeo, uma mulher de 43 anos de Trindade e Tobago, enfrenta a rara neurofibromatose…

13 horas ago