Audiência da Rede Globo tem pior trimestre da história

Atualizado em 2 de abril de 2019 às 21:09
Globo (Divulgação)

POR CHARLES NISZ

Apesar da manutenção na liderança da audiência, o cenário não é nada bom para a emissora do Jardim Botânico. De acordo com levantamento do Painel Nacional de Televisão, no conjunto das 15 maiores regiões metropolitanas do país, a Globo obteve média de 21,5 pontos no horário nobre.

No mesmo período de 2018, a emissora exibia 26,2 pontos de audiência. Uma queda relativa de 18% em apenas um ano. O motivo da queda é o fraco desempenho das novelas Espelho da Vida, Sétimo Guardião, além do BBB 19 – com o pior desempenho da história do reality show. Até então, o pior desempenho da Globo acontecera em 2014.

Há uma década atrás, o trio de novelas Negócio da China, Três Irmãs e Caminho das Índias exibiam um desempenho de 27,6 pontos – um índice que era considerado fraco para os padrões globais.

Quem mais lucrou com a perda de público da Globo foi a Record. Puxada pelo programa policial Cidade Alerta, a emissora do bispo Edir Macedo saltou de 7,1 pontos para 9,3 pontos, segundo a Pesquisa do Painel Nacional de Televisão. A subida do SBT foi mais modesta: de 7,9 para 8,3 pontos. Com isso, o canal de Sílvio Santos perdeu a vice-liderança na audiência,

Na média-dia, das 7h à 0h, a Globo caiu: de 16,9 para 15,2, o SBT se manteve praticamente estável, crescendo de 6,4 para 6,5. Já a Record, saltou de 6,3 para 7,3, sendo vice em todo o dia. Os dados são obtidos pelo Ibope. Cada ponto equivale a 254 mil domicílios no PNT.

O calcanhar de Aquiles da Globo é a Bahia. Durante março de 2019, as novelas da Record lideraram o segmento noturno, deixando o Jornal Nacional na segunda posição de segunda a sexta. De acordo com o Ibope, a Record obteve 19,1 pontos com a novela Terra Prometida e o noticiário da Globo ficou em 18,4 pontos.

Esse é um fato inédito no levantamento do Painel Nacional de Televisão. O JN sempre esteve na liderança desde seu lançamento. Sem as novelas da Record ameaçando, a Globo recupera a liderança no sábado e domingo (20,1 contra 9,9 da emissora do bispo).

Segundo o Ibope, a Record vem crescendo de modo consistente na Bahia. Nos horários da manhã e da tarde, a Record já lidera há mais de um ano. O horário nobre da noite era o último bastião da Globo em terras baianas. Mas pela tendência, a Record deve se tornar a emissora mais assistida no maior estado nordestino.