Aviões da FAB e navios de guerra estarão em ato golpista no 7 de setembro

Atualizado em 15 de agosto de 2022 às 12:31
Aviões da FAB e navios de guerra participarão do 7 de Setembro de Bolsonaro em Copacabana
Presidente Jair Bolsonaro (PL) em aeronave da FAB
Foto: Isác Nóbrega

Organizadores do ato golpista convocado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio de Janeiro, no próximo dia 7 de setembro, conseguiram a confirmação da participação de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e de navios de guerra da Marinha na orla de Copacabana.

Depois de ser obrigado a recuar da presença de tanques e soldados das Forças Armadas na Avenida Atlântica, na zona sul da cidade, e ver a confirmação de que o desfile militar será no centro do Rio, Bolsonaro não abandonou a ideia de envolver militares em seu ato político no dia em que se comemora a Independência.

A Esquadrilha da Fumaça, da FAB, fará manobras e acrobacias nos céus da Avenida Atlântica durante o ato bolsonarista. A Marinha também dará sua contribuição: navios de guerra atravessarão a Baía de Guanabara e singrarão o mar de Copacabana na data. As informações foram publicadas pelo colunista Lauro Jardim, no jornal O Globo,

Oficialmente, o motivo para ambas demonstrações é o festejo do bicentenário. Em entrevista a Rádio Guaíba, o chefe do Executivo disse considerar ”natural” que seus apoiadores realizem protestos durante os eventos previstos para o feriado de 7 de setembro, Dia da Independência: ”A população obviamente vai lá prestigiar o desfile. O pessoal deve ir de camisa verde e amarela. Deve ter alguns protestos, é natural”.

No entanto, para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse não acreditar em sublevação militar e que não haver grandes turbulências no feriado de 7 setembro.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link