Bolsonaro tem razão: o Brasil não é uma Itália, o Brasil é 26 Itálias. Por Tchelo

 

Coronavírus na Itália. Foto: Flavio Lo Scalzo/Reuters

Sim, o Brasil não é uma Itália. O Brasil é 26 Itálias.

Se São Paulo e Rio de Janeiro são a Itália amanhã, o Amazonas é São Paulo depois de amanhã. Mato Grosso, Sergipe, Tocantins também. E por aí vai até os 26 estados brasileiros e o distrito federal.

Daí a importância de cada governador adotar medidas adequadas à necessidade de seus estados.

Há uma semana, no dia 17 de março, o primeiro caso de morte pelo Corona foi registrado em São Paulo. Até ontem foram contabilizadas 40 mortes no estado, com 810 casos de pessoas infectadas. E contando.

Isso sem falar nos casos não testados. Estima-se que para cada caso confirmado existam mais 10 casos sem detecção. Vale lembrar, possíveis disseminadores da doença.

Ontem foi confirmado o primeiro caso de morte pela Covid-19 em Parintins, distante mais de 300 km de Manaus. Pois é, já chegou lá.

Mas não, o Brasil não é uma Itália. Lá é um país de velhinhos…

Segundo o ministério da Saúde, em 2016 o Brasil tinha a quinta população mais idosa do mundo. Em 2019, o IBGE contou mais de 30 milhões de brasileiros com mais de 60 anos.

Se essa doença só mata idosos, o que é mais uma mentira jogada ao ar, ao vivo, ignorar essa condição é colocar em risco quase 20% do povo brasileiro.

Enquanto isso, apoiadores do atleta de carpete saem normalmente de suas casas.

Recomenda-se cuidarem da saúde. Que tal flexão de braço de mentirinha?

O jornalismo do DCM precisa de você para continuar marcando ponto na vida nacional. Faça doação para o site. Sua colaboração é fundamental para seguirmos combatendo o bom combate com a independência que você conhece. A partir de R$ 10, você pode fazer a diferença. Muito Obrigado!