Destaques

Censura a Nassif, a pedido do BTG, desrespeita o STF. Por Marcelo Auler

Luis Nassif e o BTG Pactual. Foto: Reprodução/Facebook/Wikimedia Commons

Publicado originalmente no blog do autor

A censura, que a Constituição Cidadã não admite, como o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) vem, reiteradamente, afirmando desde abril de 2009 no julgamento da famosa ADPF 130, foi aplicada na sexta-feira (28/08), contra o JornalGGN, editado por Luís Nassif,  em nome da defesa do “da honra objetiva do Banco” BTG Pactual S/A . Tal como consta da decisão assinada pelo juiz Leonardo Grandmasson Ferreira Chaves, da 32ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (ilustração ao lado).

JornalGGN vinha publicando reportagens relacionadas à compra pelo BTG Pactual de carteiras de crédito de R$ 2,9 bilhões do Banco do Brasil, assunto que a chamada grande mídia evita abordar. A operação chamou a atenção por se tratar da primeira cessão de carteira do Banco do Brasil a uma entidade financeira que não integra o conglomerado e pela falta de transparência sobre os possíveis lucros, ou como o BTG teria a capacidade de recuperar as perdas desse suposto crédito podre.

Com a ameaça de uma multa diária de R$ 10 mil, o JornalGGN, editado por Luís Nassif, viu-se obrigado a retirar do site cerca onze textos. Eles analisavam o interesse do BTG Pactual, no qual o ministro Paulo Guedes já teve participação, em adquirir bancos de dados já existentes, de forma a ampliar a sua inexpressiva carteira de clientes. Interesse que justificaria a participação do banco, através da empresa Estapar, na disputa pela exploração na capital paulista, do controle de estacionamento em vias públicas, pelo chamado Zona Azul.

O BTG interessado em bancos de dados

Como mostrou Nassif, ao arrematar em uma licitação que foi colocada sob suspeita pelo Ministério Público Estadual, o controle do Zona Azul, o Pactual terá acesso a uma clientela potencial de 3 milhões de usuários absolutamente fiéis. O jornalista vai além e mostra que com este banco de dados será possível saber “as regiões frequentados pelos veículos, as lojas no entorno.  Essa base de dados tem um valor potencial imensamente superior ao do próprio contrato da Zona Azul”.

O próprio Nassif explica o que está por trás desta licitação do Zona Azul em São Paulo, na postagem que comenta a censura às dez matérias – Censura 11 matérias visa impedir a divulgação do negócio com big datas públicos.

Leia o texto completo aqui.

Marcelo Auler

Jornalista e escritor com passagem por virtualmente todos os órgãos de comunicação do Brasil. Autor do blog http://www.marceloauler.com.br/sobre-mim/

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Marcelo Auler

Recent Posts

Bolsonaristas estudam estratégias para anular delação de Mauro Cid

Os bastidores políticos fervem com discussões e estratégias elaboradas por investigados da suposta trama golpista…

15 minutos ago

De olho nos evangélicos, Lula amplia isenções fiscais igrejas e pastores

Em um movimento para o governo Lula se aproximar do público religioso, a Advocacia-Geral da…

28 minutos ago

Relator, Gilmar Mendes vota pela ampliação do foro privilegiado

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, votou para ampliar a aplicação do…

32 minutos ago

Delegado alvo da PF citou Jair Renan enquanto travava investigação do caso Marielle

A Polícia Federal está investigando o delegado Giniton Lajes, por atrasar as investigações do crime…

52 minutos ago

Inteligência francesa alerta sobre o risco de atentados em massa na Olimpíada

Durante uma reunião nesta quinta-feira (28) com o ministro do Interior, Gérald Darmanin, a agência…

1 hora ago

Confiança dos argentinos despenca após 100 dias de Milei no governo, diz pesquisa

A confiança dos argentinos nos rumos do país vem sofrendo uma queda significativa nos últimos…

3 horas ago