Efeito da mobilização: Huck convida o entregador Galo para conversar com o iFood. Por Joaquim de Carvalho

Atualizado em 2 de julho de 2020 às 22:29

A mobilização dos entregadores por aplicativo já produziu um resultado concreto. Antes mesmo da greve de ontem, o apresentador Luciano Huck, que é da Rede Globo e também sócio do restaurante Madero, entrou com contato com Paulo Lima, o Galo, e propôs uma conversa com executivos do iFood no Brasil.

“Eu só converso com eles se for de portas abertas e já aviso que terão de vir com o bolso aberto”, disse Galo na live do DCM Café da Manhã desta quinta-feira. Galo foi o primeiro a chamar a atenção para a situação difícil dos entregadores.

“Mano, a gente conhece o cheiro de todas as comidas de restaurantes caros, e a gente entrega comida com fome”, disse ele, numa live do DCM transmitida há cerca de três semanas.

Na época, ele tinha reunido poucos entregadores, a maioria ciclistas, e anunciou que a categoria estava se organizando. Em poucos dias, o movimento se espalhou por todo o Brasil.

Entregadores trabalham 14 horas por dia, sete dias por semana, e ganham menos que um salário mínimo. Não têm direitos trabalhistas e se se acidentarem ou ficarem doentes, não terão salário.

No DCM Café da Manhã, o criminalista Anderson Bezerra Lopes também foi entrevistado. Ele é o autor da notícia-crime protocolada no Ministério Público Federal em Curitiba contra Sergio Moro.

Ele foi denunciado por violar a lei na época em que era juiz e deu publicidade a um grampo ilegal da então presidente da república, Dilma Rousseff.

“Esta notícia-crime dá a oportunidade para o Ministério Público e o Judiciário demonstrarem a sua independência”, comentou Anderson.

O criminalista acha que é hora de passar a Lava Jato a limpo. Há três anos, Anderson Bezerra Lopes detalhou para uma série do DCM as dez maiores ilegalidades da Lava Jato. Veja a live: