Destaque

Comentários de Faustão a ex-funcionários geram ações judiciais contra Globo

O apresentador Fausto Silva
Imagem: Selmy Yassuda/TV Globo

Globo tem enfrentado nos tribunais ex-funcionários insatisfeitos com os comentários de Fausto Silva.

Três ex-profissionais do Domingão do Faustão processaram a emissora alegando danos morais sofridos em virtude de declarações feitas pelo apresentador na época em que participavam do programa. Acionaram a Globo na Justiça os cinegrafistas Ivalino Raimundo da Silva, que era conhecido como “Gaúcho”, e Renato Larangeira, o “Renatão”; além do ex-diretor de palco Renato Oliveira Cardoso, o “Renatinho”.

A decisão judicial, considerada improcedente, mais recente envolveu o ex-diretor de palco Renatinho, que acusou Faustão de arruinar seu casamento. De acordo com os advogados de Renatinho, Faustão dizia durante o Domingão que o ex-funcionário era “mulherengo” e que “havia sido noivo por oito vezes”. Os advogados acrescentam que as declarações do apresentador em rede nacional “deram início a várias brigas entre o autor e sua ex-esposa” até culminar no término do matrimônio. Ivalino Raimundo, o Gaúcho, processou a Globo e Fausto Silva no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Na ação, ele disse que havia sido contratado para atuar como operador de câmera, mas que sua imagem era explorada indevidamente no Domingão do Faustão. Gaúcho era conhecido no programa por não sorrir mesmo quando era focalizado. O ex-cinegrafista da emissora ganhou o processo no Tribunal de Justiça, em 2ª instância. O caso foi ao Supremo Tribunal Federal (3ª instância), que manteve a decisão anterior.

Cinegrafista ficou famoso em rede nacional por trabalhar fantasiado no Domingão. Renatão entrou com ação contra a Globo alegando danos morais. No processo, Renatão disse que era obrigado a se fantasiar, usando roupas vexatórias, como de “gatinha”, “mergulhador”, “leão marinho”, entre outras, durante o Domingão do Faustão. A Justiça negou o pedido de dano moral. O cinegrafista também pediu reconhecimento de vínculo empregatício pelos períodos em que trabalhou na emissora. Na decisão em 2ª instância, a Justiça determinou que a Globo indenizasse Renatão em R$ 55 mil.

As informações são de reportagem de Bruno Thadeu no UOL.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Sertanejo Zé Neto ganha 600 mil seguidores após posar com sunga volumosa; críticos dizem que é photoshop

Do Extra O sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, está feliz da vida. Além de tirar…

4 anos ago

Internauta diz que Tolkien, morto em 1973, se inspirou em J. K. Rowling para escrever Senhor dos Anéis

https://twitter.com/Venuslitz/status/1307092507101220876?s=20 Em conversa pelo Instagram, a dona de uma página de literatura, numa conversa sobre…

4 anos ago

Após show em drive-in, baterista da banda Lagum morre aos 34 anos

Da Rolling Stone Brasil. Tio Wilson, integrante da banda Lagum, morreu na noite deste sábado, 12…

4 anos ago

Chris Evans, o Capitão América, deixa vazar nude e bomba nas redes

O ator Chris Evans, que interpretou o Capitão América, publicou um print de sua galeria…

4 anos ago

Glenda Kozlowski vai assumir o “Show do Esporte” na Band

Pelo Instagram, a jornalista Glenda Kozlowski anunciou que vai comandar o "Show do Esporte" na…

4 anos ago

Felipe Neto revela: “Estou num grupo com o Adnet em que ele faz todas as imitações que pedimos”

Pelo Twitter, Felipe Neto mostrou que não será afetado pelo hiato do "Sinta-se em casa".…

4 anos ago