Destaque

Programa da Globo promove ação comercial sem avisar seu público

Bial entrevista a sommèliere Beatriz Ruiz, o cineasta Heitor Dhalia e o sommelier Luís Celso Júnior. Foto: reprodução/Globo

A informação é dada por Maurício Stycer em seu blog no UOL. “O ‘Conversa com Bial’ teve como tema na quinta-feira (01) a produção de cerveja. O pretexto, anunciado pelo apresentador, foi o Dia da Cerveja, comemorado no dia seguinte, 2 de agosto. Mas, na realidade, o programa desenvolveu uma ação comercial, sem avisar ao espectador, em torno do documentário ‘Em Busca da Cerveja Perfeita’, realizado pela Ambev, a maior cervejaria do mundo. Bial entrevistou Heitor Dhalia, que dirigiu o filme para a empresa, o sommelier Luís Celso Júnior, apresentado como conselheiro do cineasta, e a sommèliere Beatriz Ruiz. ‘Fez um filme lindo’, elogiou o apresentador ao receber Dhalia. Em momento algum o espectador foi informado de que a entrevista foi fruto de um acordo comercial”.

O jornalista desenvolve: “Duas marcas da Ambev, Brahma e Skol, anunciaram no início e no fim do único bloco comercial do ‘Conversa com Bial’. Um dia antes da entrevista, a Globoplay havia colocado o documentário da cervejaria em seu catálogo, aberto a não-assinantes, sem qualquer indicação de que se trata de uma produção corporativa (é preciso ir até o fim para ver os créditos). Considerado um programa de entretenimento, ‘Conversa com Bial’ aceita ‘merchandising’. Está listado pela Globo em seu plano comercial como um dos ‘produtos diferenciados’, com valor ‘sob consulta’, ao lado de ‘Caldeirão do Huck’, ‘Zorra’, ‘Altas Horas’ e novelas”.

E completa: “A Ambev foi citada brevemente por Dhalia no fim da entrevista, quando ele mencionou ter visitado fazendas da cervejaria na Alemanha durante a realização do documentário. O endereço do site do filme apareceu na tela ao final. Em nota ao blog, a Globo afirma considerar que estas duas referências ‘deixam claro que a menção ao documentário se trata de uma ação promocional’. Ainda segundo a emissora, ‘nesses casos, diferentemente do que acontece em produtos de dramaturgia, por exemplo, não há necessidade de exibição de assinatura ou crédito final marcando a ação'”.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Sertanejo Zé Neto ganha 600 mil seguidores após posar com sunga volumosa; críticos dizem que é photoshop

Do Extra O sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, está feliz da vida. Além de tirar…

5 anos ago

Internauta diz que Tolkien, morto em 1973, se inspirou em J. K. Rowling para escrever Senhor dos Anéis

https://twitter.com/Venuslitz/status/1307092507101220876?s=20 Em conversa pelo Instagram, a dona de uma página de literatura, numa conversa sobre…

5 anos ago

Após show em drive-in, baterista da banda Lagum morre aos 34 anos

Da Rolling Stone Brasil. Tio Wilson, integrante da banda Lagum, morreu na noite deste sábado, 12…

5 anos ago

Chris Evans, o Capitão América, deixa vazar nude e bomba nas redes

O ator Chris Evans, que interpretou o Capitão América, publicou um print de sua galeria…

5 anos ago

Glenda Kozlowski vai assumir o “Show do Esporte” na Band

Pelo Instagram, a jornalista Glenda Kozlowski anunciou que vai comandar o "Show do Esporte" na…

5 anos ago

Felipe Neto revela: “Estou num grupo com o Adnet em que ele faz todas as imitações que pedimos”

Pelo Twitter, Felipe Neto mostrou que não será afetado pelo hiato do "Sinta-se em casa".…

5 anos ago