CULTURA

Rita Lee diz que dói ver ‘filme de horror’ que está acontecendo no mundo

Rita Lee. Foto: Reprodução/Facebook

De Walter Porto na Folha de S.Paulo.

“No ar que eu respiro, eu sinto prazer”, cantou ela um dia. Agora que está tudo contaminado, Rita Lee conta que anda “com uma tristeza que dói na alma”.

Longe de um final feliz, hoje ela se “congela ao assistir a esse filme de horror que está acontecendo no mundo”, principalmente no Brasil. São tempos cruéis, mesmo para uma mulher que está acostumada a uma espécie de quarentena rural há oito anos.

O escape para essa escritora cada vez mais engajada tem sido por vias literárias. Escrever “é um ato solitário que me deixa leve”, Rita conta em entrevista. “Gosto de me sentar diante do meu velho iPad e soltar o santo”.

Duas obras infantis saem agora pela Globo Livros, totalizando já cinco contos da Vovó Ritinha para esse público, em reedições atualizadas de obras que a cantora lançou entre os anos 1980 e 1990. As novas publicações se somam desde o ano passado à autobiografia bestseller e os despojados “Dropz” e “FavoRita”.

Para as crianças, ela adota sempre uma proposta gritante de conscientização ambiental. “A raça humana tem se comportado com nossa Nave Mãe Terra como esse vírus maldito, pondo em risco todas as formas de vida, inclusive a si própria”, diz ela, ecoando alertas do líder indígena Ailton Krenak. “E isso é uma sacanagem com as crianças, que vão herdar um planeta fisicamente, psicologicamente e espiritualmente doente.”

Ela reconhece que há algo de educadora nesse trabalho. “Quanto antes a criançada ficar ciente das barbaridades que acontecem na natureza pelas mãos dos adultos de hoje, tanto melhor.”

Os livros que saem agora, curtinhos, simpáticos e meio alucinados, miram a denúncia de queimadas, do roubo de pedras semipreciosas e de usinas nucleares incrustadas num paraíso litorâneo pelos malvados Reis de Angra.

(…)

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Sertanejo Zé Neto ganha 600 mil seguidores após posar com sunga volumosa; críticos dizem que é photoshop

Do Extra O sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, está feliz da vida. Além de tirar…

4 anos ago

Internauta diz que Tolkien, morto em 1973, se inspirou em J. K. Rowling para escrever Senhor dos Anéis

https://twitter.com/Venuslitz/status/1307092507101220876?s=20 Em conversa pelo Instagram, a dona de uma página de literatura, numa conversa sobre…

4 anos ago

Após show em drive-in, baterista da banda Lagum morre aos 34 anos

Da Rolling Stone Brasil. Tio Wilson, integrante da banda Lagum, morreu na noite deste sábado, 12…

4 anos ago

Chris Evans, o Capitão América, deixa vazar nude e bomba nas redes

O ator Chris Evans, que interpretou o Capitão América, publicou um print de sua galeria…

4 anos ago

Glenda Kozlowski vai assumir o “Show do Esporte” na Band

Pelo Instagram, a jornalista Glenda Kozlowski anunciou que vai comandar o "Show do Esporte" na…

4 anos ago

Felipe Neto revela: “Estou num grupo com o Adnet em que ele faz todas as imitações que pedimos”

Pelo Twitter, Felipe Neto mostrou que não será afetado pelo hiato do "Sinta-se em casa".…

4 anos ago