Destaque

Rolling Stones ameaçam processar Donald Trump por usar suas músicas em campanha

Mick Jagger e seus colegas de banda dos Rolling Stones recrutaram a organização de direitos autorais BMI para impedir Donald Trump de usar sua música “You Can’t Always Get What You Want” em eventos de campanha. AFP/Archivos

Publicado originalmente no site da RFI

Os Rolling Stones ameaçam em um comunicado à imprensa publicado no sábado (27), o presidente norte-americano Donald Trump com um processo se ele continuar usando um de seus sucessos, o “You Can’t Always Get What You Want”, ou “Você nem sempre consegue o que deseja” durante os eventos de campanha. Desde 2016, Donald Trump já atraiu a ira de muitos artistas pelo uso não autorizado de músicas alheias.

Os roqueiros britânicos entraram em contato com a organização norte-americana para a proteção dos direitos musicais, a BMI,  que alertou que qualquer uso futuro de um sucesso dos Rolling Stones durante a campanha de Donald Trump violaria seu contrato de licença com a organização.

“A BMI informou a equipe de campanha de Trump em nome dos Stones que o uso não autorizado de suas músicas seria uma violação do seu contrato de licença”, disse o comunicado oficial. Prazo, publicado no site Deadline, e retuitado pela conta oficial da lendária banda de rock.

“Se Donald Trump o ignorar e persistir, ele será processado por violar o embargo e tocar música não autorizada”, ameaçam os Stones no texto do documento.

Antes dos Stones, o Queen, Neil Young, Adele, R.E.M…

Vários artistas se opuseram ao uso de suas músicas por Donald Trump.

O grupo de rock Queen protestou contra o uso de uma das músicas mais famosas do repertório de rock, “We Are the Champions”, durante uma aparição de Trump na convenção republicana de 2016. O grupo disse no Twitter que o tubo foi usado “contra a vontade deles”.

Adele, R.E.M, Neil Young e muitos artistas e seus herdeiros também denunciaram o uso de suas obras durante comícios republicanos, o partido de direita conservador de Trump nos Estados Unidos.

Pedro Zambarda de Araujo

Escritor, jornalista e blogueiro. Autor dos projetos Drops de Jogos e Geração Gamer, que cobrem jogos digitais feitos no Brasil e globalmente. Teve passagem pelo site da revista Exame e pelo site TechTudo. E-mail: pedrozambarda@gmail.com

Share
Published by
Pedro Zambarda de Araujo

Recent Posts

Sertanejo Zé Neto ganha 600 mil seguidores após posar com sunga volumosa; críticos dizem que é photoshop

Do Extra O sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, está feliz da vida. Além de tirar…

4 anos ago

Internauta diz que Tolkien, morto em 1973, se inspirou em J. K. Rowling para escrever Senhor dos Anéis

https://twitter.com/Venuslitz/status/1307092507101220876?s=20 Em conversa pelo Instagram, a dona de uma página de literatura, numa conversa sobre…

4 anos ago

Após show em drive-in, baterista da banda Lagum morre aos 34 anos

Da Rolling Stone Brasil. Tio Wilson, integrante da banda Lagum, morreu na noite deste sábado, 12…

4 anos ago

Chris Evans, o Capitão América, deixa vazar nude e bomba nas redes

O ator Chris Evans, que interpretou o Capitão América, publicou um print de sua galeria…

4 anos ago

Glenda Kozlowski vai assumir o “Show do Esporte” na Band

Pelo Instagram, a jornalista Glenda Kozlowski anunciou que vai comandar o "Show do Esporte" na…

4 anos ago

Felipe Neto revela: “Estou num grupo com o Adnet em que ele faz todas as imitações que pedimos”

Pelo Twitter, Felipe Neto mostrou que não será afetado pelo hiato do "Sinta-se em casa".…

4 anos ago