Apoie o DCM

A pedido de Cármen Lúcia, STF vai analisar suspensão da Copa América nesta quinta

Ministra Cármen Lúcia, do STF
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal fará sessão extraordinária nesta quinta-feira (10) para decidir a respeito da realização ou não da Copa América no Brasil. Relatado pela ministra Carmen Lúcia, a audiência faz parte de processo impetrado pelo PSB e pelo deputado Júlio César Delgado. 

Segundo despacho dela, os ministros deverão analisar ao longo de 24 horas, em plenário, como proceder com a competição. A sessão extraordinária se deve pela “excepcional urgência e relevância do caso e da necessidade de sua célere conclusão, considerando que se noticia o início da competição desportiva questionada para o próximo dia 13 de junho”.

O partido e o deputado argumentaram que “trata-se de verdadeiro contrassenso sediar um vento desta magnitude num momento tão delicado, como se não bastassem as dificuldades atuais que já são enfrentadas”. O documento cita que “o país enfrenta falta de vacina, insuficiência de leitos, órgãos estatais trabalhando com eficiência reduzida, bem como a necessidade de destinar recursos para o enfrentamento da crise”, além de apontar os riscos de entrada de uma nova variante do coronavírus no país.

O Brasil virou sede da Copa América após atender ao pedido da Conmebol, que se viu sem saída para o torneio, já que Colômbia e Argentina não puderam receber mais a competição.