Apoie o DCM

Adrilles Jorge é denunciado pelo Ministério Público por gesto nazista

Adrilles Jorge
Adrilles Jorge é denunciado pelo Ministério Público por gesto nazista
Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (31), o ex-BBB Adrilles Jorge foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo. A acusação se deu por meio do Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância (Gecradi). O acusado, em fevereiro deste ano, fez uma saudação nazista durante participação em um programa de TV da Jovem Pan.

Segundo o Ministério Público, Adrilles violou  Lei 7716/89, que determina uma pena de até três anos de reclusão e multa, a quem pratica, induz, ou incita a descriminação ou preconceito contra raça, cor, religião, etnia ou nacionalidade.

De acordo com Maria Fernando Pinto, promotora que assina a denúncia, após as falas do comentarista em que ele compara o comunismo e o nazismo, ele cometeu o que é chamado de sieg heil, “revelando, pelo gesto, a própria preferência dentre os regimes”.

“Importa anotar que não se trata de analisar o mérito dos argumento dos denunciado, mostrando-se irrelevante qualquer discussão ideológica no âmbito do direito penal, sendo certo que o contexto guarda relevância tão somente para evidenciar que o gesto externalizado é a saudação nazista seig heil, a qual encontra subsunção penal em razão do conteúdo inerente, cujo significado era de pleno conhecimento do ora denunciado ao tempo da conduta”, diz parte da denúncia.

Leia mais: 

1 – Adrilles continuou recebendo salário da Jovem Pan após demissão, diz colunista

2 – Após gesto nazista de Adrilles, comentarista da Jovem Pan debocha de defeito físico de Lula

3 – No BBB, Adrilles chamou jovem negro de “bandidinho” e o ameaçou com “confinamento”

Saiba mais sobre a denúncia contra Adrilles Jorge

Adrilles Jorge
Adrilles Jorge volta à Jovem Pan
Foto: Reprodução/RD1

Durante sua participação no programa Opinião, em 8 de fevereiro deste ano, o comentarista falou sobre as declarações de  Bruno Aiub, conhecido como Monark, o qual teria feito comentários pró-nazismo em seu podcast, o Flow Podcast.

Após a conversa, o convidado levanta a mão em um aceno nazista. No mesmo momento o apresentador do programa, William Travassos, entendeu o intuito de Jorge, e condenou o ato: “Surreal”, enquanto o comentarista ria. Depois de grande repercussão negativa nas redes sociais, ele pediu desculpas.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link