Apoie o DCM

Aécio Neves tem estreia discreta como deputado e ainda não discursou na tribuna

Reportagem de Natália Portinari no Globo informa que a segunda jornada do ex-senador Aécio Neves (PSDB-MG) como deputado federal começou com o máximo de discrição para um político que liderou o PSDB por quatro anos e chegou perto de presidir o Brasil até ser arrebatado por denúncias e gravações na Lava-Jato . Nas palavras de um deputado aliado, ele hoje está “comendo pelas beiradas, como um bom mineiro”. Aécio ainda não fez discurso na tribuna.

Segundo a publicação, de dez dias com sessões, marcou presença em sete, mas não passou muito tempo confraternizando no plenário. Sai no meio das sessões e das reuniões do PSDB para se recolher em seu gabinete. Seus aliados mais próximos se restringem a três dos quatro mineiros da bancada: Domingos Sávio (presidente estadual da sigla), Paulo Abi Ackel e Rodrigo de Castro.

Aécio quis e conseguiu um espaço dos mais reservados da Casa, no subsolo do plenário. O gabinete tem pé direito baixo e nenhuma janela. Para evitar o abafamento, retirou a cozinha que existia no gabinete e instalou um ar-condicionado potente. Tal mudança implicou o sepultamento de um velho hábito: eram notórias as fornadas de pães de queijo que saíam quentinhos de seu gabinete no Senado e da presidência do PSDB na mesma casa, completa o Jornal O Globo.

Aécio Neves. Foto: CARLOS BECERRA/AFP