Apoie o DCM

Alexandre de Moraes envia pedido de impeachment de Salles à PGR

Do Valor:

Salles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de impeachment apresentado por parlamentares contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Os deputados decidiram enviar a solicitação diretamente ao STF, depois de Salles ser alvo de uma operação, na semana passada. Eles argumentam que o pedido foi apresentado à PGR em junho do ano passado, mas que não houve um encaminhamento da representação.

Ao autorizar a operação contra o ministro do Meio Ambiente, Moraes não consultou o Ministério Público Federal (MPF), como é praxe. A atitude causou desconforto no órgão e teria sido motivada pela postura do procurador-geral da República, Augusto Aras, diante de investigações que miram integrantes do governo Jair Bolsonaro.

Na peça enviada ao STF, os parlamentares da oposição afirmam que Salles tem editado normas para enfraquecer a política ambiental brasileira. Apontam que as medidas vêm sendo tomadas em meio à pandemia e lembram da fala do ministro, na reunião de 22 de abril de 2020, de que era preciso aproveitar o momento de crise para passar a “boiada”.

(…)