Apoie o DCM

Amazonas pode ser o primeiro Estado a entrar em colapso, alerta governador

Wilson Lima (PSC). Foto: Reprodução/YouTube

Do G1:

No Amazonas, o centro de referência para tratamento de pacientes com Covid-19 é o Hospital Delphina Aziz. Lá, ainda que não com lotação máxima nos leitos, o risco de colapso é iminente, de acordo com o governador Wilson Lima. Hoje, entre casos de infectados pelo novo coronavírus e pacientes com síndromes respiratórias, 55% dos respiradores estão ocupados.

“Só nas últimas 24 horas, 23 pessoas se internaram com síndrome respiratória aguda. Dois hospitais da rede privada já nos comunicaram que já estão no seu limite, ou seja, não conseguem mais internar paciente com Covid, e cogitam transferir alguns pacientes para o Delphina Aziz”, anunciou Lima em um vídeo postado em suas redes sociais.

Com a alta demanda de internações da capital, o governo fala abertamente sobre um colapso na saúde local. Hoje, o Amazonas tem 260 casos confirmados do novo coronavírus e 12 mortes.

“Hoje estamos com 55% dos respiradores em uso, mas no ritmo em que as coisas caminham, há um risco de o sistema colapsar”, complementou o governador.

(…)