Apoie o DCM

Após visita de Mike Pompeo, Itamaraty retira o status diplomático de venezuelanos representantes de Maduro

Da Coluna de Jamil Chade no UOL:

O golpista Mike Pompeo e o sabujo Ernesto Araújo. Foto: Divulgação/MRE

O governo brasileiro emitiu uma nota pela qual retira o status diplomático de funcionários venezuelanos que, em Brasília, atuavam como representante do governo de Nicolas Maduro. A decisão foi comunicada aos diplomatas exatamente no dia da chegada do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, à Boa Vista.

A visita do americano foi criticada por parlamentares e ex-chanceleres por se tratar de um gesto do governo brasileiro para oferecer “um palanque” para a campanha eleitoral de Donald Trump.

Enquanto numa coletiva de imprensa Pompeo e o chanceler Ernesto Araújo atacavam o regime de Maduro, os gestos diplomáticos ganhavam força nos bastidores. Há poucos dias, o governo de Caracas foi implicado em crimes contra a humanidade por parte de uma investigação conduzida pela ONU.

Numa circular, Maurício Correia, Coordenador-Geral de Privilégios e Imunidades (CGPI) do Ministério das Relações Exteriores, informava que “tendo em vista que os cidadãos venezuelanos declarados “personae non gratae”, por meio da nota verbal CGPI/31/DIMU/BRAS VENE, de 4 de setembro de 2020, permanecem no território nacional, o Governo brasileiro comunica não mais reconhecer tais funcionários como agentes venezuelanos”, diz o diplomata, citando o artigo 9 da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e do artigo 23 da Convenção de Viena sobre Relações Consulares.

(…)