Apoie o DCM

Ativistas articulam protestos contra Bolsonaro em Dallas

Jair Bolsonaro e Donald Trump na Casa Branca | Foto: Jim Watson / AFP / CP

Da Folha:

Às vésperas da chegada de Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, nesta quarta-feira (15), ativistas brasileiros e americanos preparam novos protestos contra o presidente na tentativa de fazê-lo cancelar uma visita de dois dias a Dallas, no Texas, elaborada às pressas pelo Itamaraty.

Acadêmicos e grupos ligados principalmente às causas LGBT, mulheres, negros e indígenas organizam manifestações e uma petição contra Bolsonaro sob o argumento de que o presidente brasileiro não é bem-vindo no estado americano por suas posições consideradas homofóbicas e racistas.

“A coisa mais importante sobre a petição [que pede o cancelamento da viagem de Bolsonaro a Dallas] é informar ao público texano sobre as atrocidades desse homem, e estamos conseguindo articular isso”, disse a americana Ellen Waggoner Roeder, da Universidade do Texas.

Ela integra o movimento “The Lantern” que, juntamente com o “RES-ATX”, ambos da cidade de Austin, elaborou a petição. A eles, somam-se outros grupos de Dallas que preparam um ato em frente ao World Affairs Councils, onde Bolsonaro deve almoçar com empresários na quinta (16) e receber uma homenagem da Câmara de Comércio Brasil-EUA.

(…)