Apoie o DCM

Batata: Bolsonaro recebeu ‘youtubers de direita’ acusados de propagar fake news

Bolsonaro exibe camisa que faz alusão aos ‘youtubers de direita’, durante encontro com o grupo no último dia 4 Foto: Marcos Corrêa/Presidência

Reportagem de Gustavo Schmitt e Sérgio Roxo no Globo informa que, no último dia 4, em meio uma série de reuniões com ministros e parlamentares, o presidente Jair Bolsonaro abriu espaço em sua agenda para receber no Palácio do Planalto um grupo de cinco youtubers. Os visitantes fizeram a divulgação do encontro nas redes sociais. Pelos mesmos canais em que espalharam as fotos e vídeos ao lado do presidente, esses comunicadores costumam também propagar mensagens falsas e defender, entre outras ideias, a intervenção militar no país. Autodenominados “youtubers de direita” , os visitantes de Bolsonaro aproveitaram a viagem para participar, em Brasília, da manifestação a favor do governo e da Lava-Jato, no último dia 30. O grupo diz que bancou a viagem por meio de um financiamento coletivo e que arrecadou R$ 54 mil, mas gastou R$ 33 mil.

De acordo com a publicação, o mais popular dos youtubers é Alberto Silva, responsável por diferentes canais na internet acusados de propagar notícias falsas. Sua página no YouTube, Giro de Notícias (GDN), tem mais de 800 mil inscritos. Em 2017, o cantor Gilberto Gil conseguiu uma liminar na Justiça do Rio para que um dos sites de Silva, o Pensa Brasil, retirasse do ar uma publicação. O site havia publicado que Gil se referiu ao hoje ministro Sergio Moro como “juizinho fajuto”, ao comentar as investigações contra o ex-presidente Lula. A frase nunca foi dita.

No último dia 7, no Giro de Notícias, o youtuber publicou um vídeo com o título “Jean Wyllys pode ter a sua prisão decretada”. Na explicação de Silva, a prisão ocorreria por causa de uma suposta venda do mandato para o seu suplente na Câmara, o deputado David Miranda (PSOL-RJ), completa o Jornal O Globo.