Biden convida Bolsonaro e outros líderes para cúpula sobre o clima em abril

Do Valor:
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, incluiu o Brasil, a Rússia e a China em uma lista de 40 países convidados para participar de uma cúpula do clima que será organizada virtualmente pela Casa Branca entre os dias 22 e 23 de abril. A lista foi revelada por fontes do governo americano à agência Associated Press. Repetindo um formato que já havia sido adotado pelos ex-presidentes George W. Bush e Barack Obama, Biden convidou os líderes das maiores economias do mundo e da União Europeia (UE) para o evento.
Segundo a AP, o Brasil está na lista como uma das grandes economias, mas também é visto como um problema pela Casa Branca por causa do desmatamento da Amazônia, que se agravou durante o governo do presidente Jair Bolsonaro. China e Rússia se enquadram no mesmo critério utilizado para convidar o Brasil. Ainda não se sabe se Xi Jinping e Vladimir Putin toparão participar do evento. As relações dos dois países com os EUA se deterioraram nas últimas semanas devido a uma série de questões, como ataques cibernéticos e direitos humanos.
A lista de 40 convidados também inclui líderes de países que estão cada vez mais ameaçados pela mudança climática, como Bangladesh, e de outros vistos como exemplo no combate ao problema, como algumas nações da Escandinávia. Uma fonte da Casa Branca disse à AP que o evento servirá para que Biden tenha algumas conversas “difíceis e importantes” com os líderes convidados sobre o tema. “Temos que estar dispostos a falar sobre isso e a falar sobre isso em alto nível [hierárquico]”, explicou.
(…)