Bolsolão do asfalto: empresa que levou a maioria dos contratos, fez propostas mais caras em licitação

A empresa campeã de contratos com o governo na área de pavimentação é a empreiteira Engefort. Apesar de apresentar diversas vezes propostas mais caras – quase o dobro – em licitações do que as concorrentes em 2021, ela é a líder do mercado.
Como analisado pela Folha de S. Paulo, de 99 pregões de pavimentação na Codefasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) – estatal federal entregue pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para o centrão na tentativa de conquistar apoio político – a Engefort venceu 53 deles, mais da metade.
Essa empresa entregue pelo presidente, que é impulsionada em bilhões de reais por emendas parlamentares, mudou sua tradição de lidar com segmentos de projetos de irrigação no semiárido, para se tornar uma estatal entregadora de obras de pavimentação e máquinas até em regiões metropolitanas.
Em relação à Engefort, além dela já ter sido acusada anteriormente de usar empresas de fachada, ganhando licitações sozinha ou em companhias em nome do irmão de seus sócios, ela foi a única que participou de todas as licitações no Distrito Federal e nos 15 estados abrangidos pela Codevasf.
Ainda de acordo com as análises da Folha, foram encontradas discrepâncias da empresa de 87% no Tocantins, 71% na Bahia e 31% em Minas Gerais.