Apoie o DCM

Bolsonaro falou em “proteger familiares e amigos” na reunião, diz documento

Da coluna de Rubens Valente

Bolsonaro

No termo do depoimento prestado nesta terça-feira (12) pelo ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência, o general reformado Augusto Heleno Ribeiro Pereira, os investigadores fizeram constar a informação de que o presidente Jair Bolsonaro falou em “proteger seus familiares e amigos” durante a reunião ministerial do dia 22 de abril. É o primeiro registro documental de que o presidente teria tratado do assunto no encontro dos ministros – pelo menos na percepção de autoridades que assistiram ao vídeo e que estavam no ato do depoimento de Heleno.

O termo de declarações de Heleno foi assim redigido e assinado pelo ministro, por delegados e procuradores da República: Heleno foi “perguntado sobre uma fala do presidente [Bolsonaro] no vídeo da reunião do dia 22 de abril de 2020, exibido nesta data por ordem do STF, que, no entender da PGR [Procuradoria Geral da República] se refere ao superintende[nte] do Rio de Janeiro, em que o presidente fala em proteger seus familiares e amigos, e perguntado quem são esses familiares e amigos, o depoente respondeu que precisaria assistir ao vídeo para poder responder”.

O termo não esclarece se a menção a “superintende” do Rio é referência ao superintendente da Polícia Federal do Rio, mas a pergunta aparece logo depois de uma interrogação sobre “a preocupação acerca da produtividade em outros estados além do Rio de Janeiro”, em referência à Polícia Federal. (…)

LEIA TAMBÉM: Aras ficou “impressionado” com vídeo da reunião e deve preparar denúncia contra Bolsonaro